Seduc realiza semana dos Direitos da Criança e do Adolescente nas escolas


A secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com o Ministério Público e o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC) está promovendo de 1º a 5 de agosto, a  Semana dos Direitos e Deveres da Criança e do Adolescentes, nas escolas do interior e capital, através do projeto  "Queremos Paz".

O objetivo é reduzir o número de atos infracionais no interior da escola melhorando o nível de tolerância e convivência entre os alunos por meio da adoção de uma Cultura de Paz.

As ações já começaram e prevem a orientação de toda a comunidade escolar quanto aos direitos e deveres de crianças e adolescentes, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA. Com foco na temática, cada escola fará palestras, bate-papo, exposição de vídeos, apresentações culturais e trabalhos acadêmicos. 

As atividades estão acontecendo nas escolas até sexta feira (05). Durante a semana todos os alunos, professores e funcionários deverão usar um símbolo da paz (fita branca, no braço, pássaro, laço de fita branca na camiseta, adesivos, etc) como simbologia da ação.

De acordo com a técnica de educação especial da 21ª GRE, Ana Isabel Silva, as escolas realizam as atividades no primeiro horário das aulas e envolvem diretores, coordenação, alunos, líderes de turma e conselho escolar. "Todos estão empolgados para trabalhar esse tema. No mundo em que vivemos, com tanta violência, é importante que as crianças conheçam seus direitos e se apropriem deles. Com essas atividades, os alunos podem aprender de uma maneira dinâmica e prazerosa" disse a professora.

No quarto dia cada escola deverá contar com 500 pássaros confeccionados, acomodá-los em embalagem única e  simbólica ( cesta, chapéu, peneira, etc), escolher um  representante de cada sala  de aula  e realizar a entrega  na escola mais próxima. 

Nesta segunda -feira (1º), a diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc, Rizalva dos Santos Cardoso, articulou uma palestra no TCE com os gerentes educacionais envolvidos no processo e a Promotora de Justiça e Coordenadora do CAODEC, Flávia Gomes, acerca do Projeto.