Jovem de Futuro avança no Piauí e realiza momento de troca de experiências

O Jovem de Futuro, tecnologia educacional para o aprimoramento contínuo da gestão escolar orientada para resultados de aprendizagem dos estudantes de escolas públicas de Ensino Médio, tem conseguido grandes avanços no Piauí. Esses resultados e os próximos passos foram discutidos nesta quinta-feira (28) por técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e do Instituto Unibanco.

O primeiro momento de debate entre a dupla gestora da GRE - Gerente Regional e Coordenador de Ensino apresentou a programação da etapa N3, da Sistemática de Monitoramento e Avaliação de Resultados (SAMAR). O gerente da 4ª GRE, Tarcísio Pires, iniciou sua apresentação com a análise e discussão dos dados das escolas obtidos através do Sistema de Gestão de Projetos (SGP).

O gerente explica que as formações são conduzidas de forma dinâmica e diferenciada, sendo importantes ferramentas para a melhoria da gestão por meio do gerenciamento da ferramenta de gestão Jovem de Futuro.

"A formação é uma motivação profissional, afinal o professor só será motivado a educar quando sentir a necessidade de autorrealização, ou seja, sentir o desejo de crescer na vida, ser um grande profissional e "querer" descobrir novos caminhos que possam servir de pontes motivadoras para envolver nosso aluno a permanecer na escola e esses encontros oferecidos pelo Estado, aponta alguns destes caminhos", destaca Tarcísio Pires.

A diretora da Unidade de Ensino Aprendizagem, Risalva Cardoso, revela que o encontro é uma boa oportunidade para que a dupla gestora conheça todas as estratégias que está sendo execução no JF em outras regionais. "É um momento de motivação. A ferramenta Jovem de Futuro exige muito comprometimento e dedicação de todos. Por isso, eles precisam acreditar que podem construir as ações e que o sucesso do JF depende da participação de todos", afirma Risalva.

Seguindo a programação, aconteceu o momento de apresentação da Análise e Discussão dos Dados das Escolas obtidos através do Sistema de Gestão de Projetos (SGP). As Gerencias Regionais foram divididas em blocos, dentre as pautas abordados estavam; Análise da execução das tarefas; Visitas técnica; Evolução dos indicadores estruturantes; Plano de ação; Sistematização; dentre outros.

Na sequência de cada bloco as coordenadoras do Jovem de Futuro da Seduc, Márcia Damasceno e Domingas Marques, fizeram uma avaliação geral das escolas, abordando os pontos positivos e negativos da ferramenta.

No período da tarde o evento prosseguiu no gabinete da secretária da Educação, Rejane Dias, e teve o objetivo de analisar os resultados e avaliar a situação em relação a meta da ferramenta de gestão Jovem de Futuro.

"Esse é um momento que estamos analisando os dados consolidados das reuniões nos níveis anteriores sobre os resultados e à situação do estado em relação à meta. Monitorar e avaliar os resultados educacionais, as ações executadas e os indicadores estruturantes são processos importantíssimos. Esse encontro propicia sem a menor dúvida melhoria na qualidade da educação no estado", declara Rejane Dias.

"O Piauí encontra-se em altíssimo nível de maturidade na análise dos indicadores", arrematou a gerente de Gestão do Conhecimento do Instituto Unibanco, Mirela de Carvalho. Para ela o JF está acontecendo com "propriedade" no Estado com o aumento dos registros, visitas e com os gestores chamando pra sim as responsabilidades.

Participaram ainda das reuniões o superintendente Executivo do Instituto Unibanco Ricardo Henriques; gerente de Implementação de Projetos, Maria Júlia Azevedo; agente de Governança Eduardo Castelo Branco; diretores e gerentes da Seduc.

Entenda a SMAR

A SMAR consiste em reuniões trimestrais envolvendo diferentes instâncias de gestão para monitorar e avaliar os Indicadores de Execução do Plano de Ação; Indicadores Estruturantes: frequência dos estudantes e aulas dadas e Resultados das Avaliações educacionais.

Os níveis de SMAR está estruturada em quatro reuniões trimestrais divididas por níveis (N); em cada um deles são envolvidas diferentes instâncias responsáveis pela implementação da Ferramenta Jovem de Futuro (JF): a Secretaria, a Regional e a escola.

Os níveis estão especificados da seguinte forma; N1-  tem objetivo de analisar os resultados e avaliar a situação em relação à meta; N2, analisa os resultados das escolas da sua regional e avalia a situação em relação à meta. A N3 tem o objetivo de analisar os resultados trimestrais da regional e a situação em relação à meta da Gerencia Regional e por fim, a N4, analisa os resultados atingidos pelo conjunto de escolas da rede e avalia se o ritmo permite concluir que a meta da Secretaria seja alcançada.