Escola ganha repercussão nacional com projeto inusitado de prevenção à gravidez precoce

Um projeto inusitado, implantado no Centro Interescolar Prefeito João Mendes Olímpio de Melo (Premen Norte), em Teresina, mobilizou toda a comunidade acadêmica para a prevenção da gravidez precoce e doenças sexualmente transmissíveis.

Os estudantes do 1º ano do ensino médio participaram de palestras sobre o tema e foram divididos em casais e receberam um pintinho para cuidar, como se fosse um filho. O objetivo é fazer com que os jovens sintam na prática a responsabilidade de cuidar de um bebê.

A experiência inovadora chamou a atenção da imprensa nacional e nesta segunda-feira (1º), a idealizadora do projeto, professora Lessandra Ribeiro, participa do quadro "Professores Criativos" do Programa Encontro com Fátima Bernardes, na Rede Globo de Televisão.

Feliz com a repercussão, Lessandra Ribeiro enfatiza a importância de fazer com que os jovens compreendam os problemas de uma gravidez precoce. "Nunca pensei que o nosso projeto viraria notícia nacional. Estou muito feliz, principalmente por saber que mais jovens podem ser conscientizados sobre esse tema e, quem sabe, outros estados possam reproduzir essa ideia", disse a professora.

Empreendedorismo social

Além da prevenção à gravidez precoce, o Premen Norte trabalha outros temas, como o projeto Metamorfose do Lixo, iniciativa de reaproveitamento do lixo para a confecção de objetos decorativos. A ideia rendeu à escola o Prêmio "Professores do Brasil" na etapa estadual, no ano passado.

A frente desses projetos, a professora Lessandra Ribeiro explica que tudo é pensado e executado com o apoio dos alunos do 3º do ensino médio, através da Empresa Júnior da escola, que trabalha temáticas voltadas ao empreendedorismo social.

"Contamos com os alunos da empresa Júnior para pensar em projetos eficazes para os estudantes que ainda estão entrando no ensino médio e executarmos essas ações com total apoio do nosso diretor, Cosmo Barros de Sousa", explicou Lessandra.

Para o próximo semestre letivo o grupo já desenvolve novas ideias, como a implantação de um projeto de incentivo à leitura.