Seduc e Imep estudam parceria para curso de Metrologia

Na manhã desta quarta-feira (20), o diretor geral do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi), Maycon Danylo, apresentou proposta de parceria para Secretaria de Estado da Educação (Seduc) com o objetivo de ofertar curso de Formação e Qualificação em Metrologia Legal e Avaliação da Conformidade para os alunos da Rede Pública do Estado.

O diretor do Imep explica que há uma dificuldade dos empresários locais em encontrar profissionais que possam dar orientações sobre esse assunto. "Aqui o Imep faz o seu trabalho na autuação, quando há irregularidade no momento da averiguação e fiscalização dos instrumentos, tanto de postos de combustíveis, como balanças de mercados. Só temos o metrologista para autuar, mas não temos o profissional para orientar e para mostrar o que deve ser feito antes da fiscalização do Instituto", explica Maycon.

Baseado nisso, a proposta é ofertar o curso para estudantes do ensino médio das escolas de Educação Profissional. Após doze meses de estudo, os alunos estarão aptos a entrar no mercado de trabalho. "Eles terão conhecimentos voltados para investigação e a identificação dos problemas nos comércios e nas indústrias e atuarão na verificação de instrumentos de medição", explica Maycon Danylo.

O projeto piloto do curso já está preparado e segundo a diretora da Unidade de Educação Técnica e Profissional (Uetep) da Seduc, Adriana Moura, o próximo passo será entrar em contato com os empresários da Capital. "Queremos estreitar relações e garantir que a nossa oferta de profissionais capacitados tenha uma demanda que os empresários possam absorver", afirma Adriana.  

Segundo a Secretária de Educação, Rejane Dias, a Seduc deverá abrir um edital com 30 vagas para que os alunos possam concorrer e fazer parte dessa qualificação.

"É de interesse do governador Wellington Dias que os empresários estejam preparados não somente para o mercado interno, mas também para o internacional, que é muito exigente, e isso passa por um processo de educação e de formação. Nosso estudantes se tornarão profissionais capacitados, que irão orientar e melhorar os produtos apresentados pelos empresários, garantindo seu futuro no mercado de trabalho", garante a Secretária de Educação, Rejane Dias.