Mais de 200 alunos recebem certificados de cursos técnicos

Mais de 200 alunos de cursos técnicos profissionalizantes da Secretaria de Educação (Seduc) receberam seus certificados, na noite de terça-feira (19) no auditório do Liceu Piauiense. A entrega foi realizada pelo Governador Wellington Dias, pela Secretária de Estado da Educação, Rejane Dia, pela Coordenadora dos Cursos de Formação Inicial Continuada da Seduc, Amparo Ramalho.

Durante a  solenidade, a Secretária Rejane Dias destacou as dificuldades que toda a equipe encontrou para organizar todos os cursos profissionalizantes e ampliar a oferta  que existia de pouco mais de 1.700 vagas em todo o estado do Piauí, para 20 mil vagas. "Hoje realizamos um trabalho que é  referência para o Ministério da Educação, pois foi a primeira vez que uma secretaria de estado implementou e efetivou o curso de Formação Inicial Continuada (FIC). Portanto temos muito a comemorar, pois estamos sempre trabalhando para avançar cada mais na melhoria e qualidade do ensino profissional e dar mais oportunidades ao nossos educandos", destacou Rejane.

Segundo a Diretoria da Unidade de Ensino Profissional, Adriana Moura, o município de Teresina foi contemplado com 4.877 vagas, envolvendo além da Seduc todos os parceiros que executam a oferta do Pronatec, dentre eles o Sistema S, a UFPI e o IFPI, na oferta de cursos técnicos e de Formação Inicial e Continuada (FIC).  "A Seduc é responsável por quase 60% desta oferta, sendo que deste total 20% foi destinado aos cursos FIC. Hoje estamos entregando o certificados de 229 alunos, somente da capital, mas podemos comemorar a certificação de 716 concludentes em todo o estado do Piauí, o que representa a formação de 83% do que nos propomos a realizar", informou ela.

Os alunos são concludentes de 18 turmas formadas em Teresina dos cursos: Operador de Computador, Libras, Contador de Histórias, Agente Cultural, Assistente Administrativo e Vendedor.

Os cursos de Formação Inicial Continuada possuem a carga horária mínima de 160 horas, com duração de  3 a 6 meses. No Piauí, 47 municípios ofertam cursos FIC para pessoas acima de 16 anos, especialmente trabalhadores, beneficiando cerca de 1.800 pessoas no Estado.