Seduc garante internet de qualidade nas 21 GREs do Piauí

As Gerências Regionais de Educação (GREs) da capital e interior do Piauí já estão sendo estruturadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI), para garantir internet de qualidade aos gestores e funcionários administrativos. O serviço já está em fase de conclusão e a meta da secretaria é que as 21 GREs possam estar com o serviço em pleno funcionamento até o dia 17 de agosto.

De todas as 21 GREs, dez já estão prontas. Todas possuem o cabeamento estruturado e um rack com um firewall que controla todo o acesso à internet e previne a infecção por vírus e o acesso a sites proibidos, além de fazer um controle de banda, dando prioridades para o sistema da educação.

Antes, nenhuma das gerências possuía cabeamento estruturado e as que possuíam acesso a internet ele era feito de forma precária. Jorge Tajra, gerente Swiss Omega Replica Watches de Tecnologia da Informação da Seduc, explica que todas funcionavam por meio de improvisos. "As GREs tinham acesso à internet de forma precária e isso interferia diretamente no acesso", afirma.

É o caso da Gerência Regional do município de Corrente, localizada à 883km da capital, que não tinha nenhum acesso à internet até a última sexta-feira (15). "Saímos de Corrente nesse último fim de semana deixando 8MB de internet prontos para uso. Esse firewall que estamos colocando otimiza a internet, melhorando sua qualidade. Além disso, colocamos todo o cabeamento com tomadas, tudo em PVC e coberto, sem nenhuma interferência externa. É esteticamente mais bonito e funcionalmente melhor", garante o gerente de Tecnologia da Informação.

Ao finalizar as Gerências Regionais, a Seduc lançará o plano de modernização da internet nas escolas em agosto de 2016. Cerca de 10% das escolas foram selecionadas para participar do projeto piloto e, segundo Jorge, o resultado foi satisfatório Discount Breitling Fake Watches e será ampliado para todas as outras escolas da rede pública estadual.