Bolsistas da Escola de Teatro Bolshoi retornam ao Piauí para período de férias

Os alunos piauienses bolsistas da Escola de Teatro Bolshoi estão voltando para casa para as férias de verão. Do dia 24 de julho a 8 de agosto, os bolsistas irão ter a oportunidade de visitar suas famílias e participarem de atividades desenvolvidas pela equipe da Secretaria do Estado da Educação (Seduc).

"Nós fazemos encontros com eles e suas famílias, seguimos todo um cronograma. Inclusive, agora nós encerramos as visitas domiciliares onde acompanhamos a evolução das famílias juntamente com assistentes sociais, onde vemos como os pais dos alunos estão, pois o aluno deve ter um ambiente saudável quanto retornar para casa, tudo pensando para não atrapalhar o desenvolvimento dos meninos em Joinville", conta a coordenadora de Gerência e Inspeção da Seduc, Amparo Veloso.

Todos os sete alunos que atualmente fazem parte do grupo tem o direito de duas férias por ano, uma em julho e outra em dezembro, quando voltam para o estado juntamente com a equipe de coordenação da Seduc.

Um dos alunos, João Victor dos Santos, de 14 anos, está lá na escola há quatro anos e conta que sempre fica animado em voltar para casa. "Amo a oportunidade que me foi dada, mas é claro que é ótimo voltar para casa, visitar a família, comer a comida local... até mesmo o calor, nós sentimos falta", afirma.

Apesar da saudade, João Vitor afirma que tem aprendido muito no local. "Esta é uma chance única. Estou tendo a oportunidade de ampliar a minha visão e aprender novas culturas, estar aqui ajuda até na questão psicológica porque sentimos que nós saímos da zona de comforto que estamos acostumados", conclui.

Um convênio entre Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, o Governo do Piauí e a Prefeitura de Teresina possibilita aos alunos de escolas públicas obtenção de uma bolsa de estudos em curso técnico-profissionalizante da Escola Bolshoi, que possui sua matriz na Rússia.  Os estudantes que participam do programa ficam hospedados na "Casa do Piauí", onde além de terem garantido o acesso ao ensino nas escolas estaduais em Joinville, eles também recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, atendimento fisioterápico e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar.