Handebol vence primeira partida dos Jogos Desportivos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa

Mesmo antes da abertura oficial dos Jogos Desportivos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), a equipe do Caic Balduino de Teresina, que representam o Brasil no torneio, já haviam competido e vencido o primeiro jogo. Com uma diferença de 4 gols o Brasil venceu os Cabo-verdianos por 32 a 28. O jogo aconteceu em Espargos no Poliesportivo da Câmara Municipal (Pavilhão de Esportes).

De acordo com o técnico do time brasileiro, Giuliano Ramos, esse foi um jogo difícil. "Não tivemos um bom jogo, mas toda primeira partida depois que a gente viaja para competição é um pouco difícil, devido a mudança de horário e o cansaço e por isso os meninos não rendem muito. Jogamos muito abaixo do que a gente sabe, mas conseguimos a primeira vitória. Foi bom, agora é se preparar para o segundo jogo, observar os erros e melhorar", disse Giuliano.

Para o goleiro titular da equipe, Felipe Rafael, esta foi uma partida diferente. "Não estamos acostumados com o estilo de jogo deles. Nosso primeiro jogo é sempre cansativo, jogamos um pouco mal e poderíamos ter uma vantagem um pouco maior, mas conseguimos sair com a vitória e é isso o que importa". O goleiro avalia que a maior parte dos erros foi no que o time são melhores: nos contra ataques e retornos defensivos. "Devíamos ter abusado mais disso na hora do jogo e não usamos essa estratégia", avalia.

Dos 32 gols, dez foram feitos por Natan Mikael Pereira, que foi o artilheiro do time. Nesta segunda-feira (18), a equipe brasileira de handebol joga contra Portugal no mesmo poliesportivo.

Abertura
O evento multidesportivo teve abertura oficial no Estádio Municipal Marcelo Leitão com a presença de autoridades locais e representantes dos países participantes e de mais de 400 jovens atletas, que vão competir nas modalidades de futebol, atletismo, handebol, taekwondo, basquetebol, natação e voleibol de praia, além da população de Cabo Verde e Espargos, que puderam assistir apresentações artísticas e culturais da terra.

Os Jogos são destinados a atletas de ambos os sexos dos sub-16 (nascidos no ano de 2000), exceto a natação e o atletismo paralímpico, em que podem participar atletas dos sub-20 (nascidos em 1996).

O evento conta com a presença de todos os países que compõem a CPLP, exceto a Guiné Equatorial, que esta semana anunciou que não iria participar das competições, mas vai estar representada por uma delegação ministerial.
Os Jogos da CPLP têm como objetivo reforçar a solidariedade, interação, convívio e camaradagem entre os povos e atletas dos países que falam a mesma língua. Os jogos seguem até o dia 25 de julho.