Escola do bairro Porto Alegre recebe Projeto Testemunho Vivo

Localizada no bairro Porto Alegre, uma das regiões mais perigosas de Teresina segundo a Companhia Independente de Policiamento Escolar (Cipe), a Unidade Escolar Auristela Soares Lima foi a primeira escola do Piauí a receber o projeto Testemunho Vivo, resultado da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Fazenda da Paz, preocupadas com a violência dentro das escolas em bairros com alta taxa de vulnerabilidade. Cerca de 800 alunos tiveram a oportunidade de ouvir o testemunho de pessoas que passaram por situações difíceis com as drogas.

O projeto tem o intuito de levar aos alunos da rede pública estadual ações de prevenção ao uso das drogas, além de conscientizar a família e comunidades em geral sobre a gravidade e consequência das drogas na sociedade.

De acordo com Elizama Pessoa, coordenadora da escola, a ação foi realizada nos turnos manhã e tarde, durante dois dias. "No primeiro dia nossos alunos participaram de palestras bem envolventes com pessoas que conseguiram se recuperar e sair do caos que é uma vida nas drogas e logo depois tivemos um trabalho com equipe multidisciplinar durante o restante do dia", explica. "No dia seguinte, nós, professores e demais funcionários, pudemos aprender como trabalhar esse tema dentro da sala de aula, de forma didática, para conseguirmos ajudar os estudantes", finaliza.

O projeto reúne uma equipe multidisciplinar de profissionais especializados nas áreas de dependência química, como assistentes sociais, psicólogos, advogados, dentre outros que vão levar para a escola uma formação para os alunos e professores.

A Fazenda da Paz desenvolve um conjunto de ações de caráter preventivo, interventivo e formativo em nível de tratamento de dependência química, através de participação em eventos, campanhas educativas, mobilizações e articulação da sociedade civil.

"O Testemunho Vivo leva o conhecimento para construir uma multiplicação dentro de todas as escolas públicas do Estado. Nós fizemos cartilhas para os alunos com informações sobre os tipos de drogas mais consumidas no Brasil e, especialmente, o quanto elas são prejudiciais não só à sua saúde, mas também a todos que estão a seu redor. Tenho certeza que dará bons frutos", afirma Célio Barbosa, coordenador Geral da Fazenda da Paz. 

Segundo o coordenador, dez ações serão realizadas no Piauí e, destas, quatro em Teresina.  A próxima ação será realizada em São Raimundo Nonato, em data a ser definida.