Seduc reúne gestores do ensino integral para alinhar trabalhos


O I Encontro dos Gestores dos Centros de Tempo Integral/2016, organizado pela Coordenação Estadual da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), reuniu nesta sexta-feira (1º), gestores e coordenadores pedagógicos das 44 unidades integrais, no auditório da Escola Fazendária. 

O evento teve objetivo de alinhar os trabalhos realizados em todas as escolas de tempo integral. "Oportunizar o encontro e o alinhamento entre as escolas de tempo integral, de Parnaíba a Curimatá, para que falem a mesma linguagem e desenvolvam as atividades curriculares e diversificadas, respeitando a mesma matriz curricular, é o principal objetivo desse encontro", destacou Alcina Medeiros, coordenadora das Escolas de Tempo Integral da Seduc.


O alinhamento é necessário para que não haja distorção. Mesmo que tenha a contextualidade local é preciso haver um padrão, que é estabelecido pela Seduc, para que as escolas obedeçam. O reflexo é a melhoria do desempenho dos alunos. 

Francisco Dias, coordenador pedagógico do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral (CEMTI) Rocha Neto do município de Oeiras, ressalta o ensino de tempo integral como marco diferencial dos resultados alcançados pelos alunos do 3º ano no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). "No último Enem, dos 50 alunos do 3º ano, 45 conseguiram aprovação. E na segunda fase, outros 20 alunos do 2º ano também conquistaram suas vagas em universidades", disse.




O protagonismo juvenil e a pedagogia da presença são os pilares norteadores das escolas de tempo integral. O objetivo não é apenas permitir que o aluno passe mais tempo no colégio, mas que ele seja estimulado a aprender por intermédio de atividades diversificadas.

Outro exemplo de bons resultados desse tipo de ensino vem do município de Cocal dos Alves, com a escola Augustinho Brandão, reconhecida nacionalmente pelo desempenho dos alunos nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática (Obmep) e que, segundo a diretora Aurilene Brito, também será destaque no próximo resultado do IDEB. "Estamos muito otimistas aguardando o resultado do nosso primeiro IDEB. Nós implantamos em 2013 as turmas de ensino fundamental e fomos medidos ano passado, ainda não saiu o resultado, mas estamos com ótimas expectativas. Nosso alunos levam muito a sério a questão da educação", frisou a diretora.

Atualmente a Seduc possui 44 escolas que ofertam ensino em tempo integral, mas até 2019 devem ser implantadas outras 24 unidades integrais por todo o Estado, através de recursos do Banco Mundial.

O I Encontro dos Gestores dos Centros de Tempo Integral/2016 se estende por todo o dia e ainda deve realizar dinâmicas e oficinas, além da plenária no período da tarde.