Alunos do Liceu aprendem a aplicar física no dia a dia


Pensando em fazer a diferença e aguçar a curiosidade e o interesse dos estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Zacarias de Góis (Liceu Piauiense), há cinco anos os estudantes da 2ª série aliam a teoria dos livros com experimentos práticos em sala de aula e desenvolvem o projeto "A Física dos Alimentos: alimentação saudável x alimentação não-saudável". "O objetivo é fazer com que os alunos tenham uma melhor compreensão do mundo e de como o estudo da Física pode contribuir para uma melhor qualidade de vida, ao abordar como conteúdo didático o Calor e a sua relação com os alimentos", destaca o professor de física, Antônio Rodrigues. 



O projeto prioriza a verificação pelos alunos da presença da Física na determinação das calorias contidas nos alimentos, o aprendizado da identificação de alimentos calóricos, diet e light e a construção do conhecimento sobre a importância da determinação da quantidade de energia armazenada em cada alimento, a compreensão da energia potencial química dos alimentos que quando ingeridos, se transformarão em calor e energia mecânica. "Esse conhecimento é muito importante no planejamento de uma dieta para balancear a quantidade de energia que é ingerida e que é gasta, de modo a analisar qual alimento será realmente saudável ou não para ser consumido pelo individuo", destaca o professor.

Os alunos ainda fazem apresentações das atividades durante quatro dias, nos quais abordam assuntos referentes ao controle das calorias dos alimentos, além de temas como os tipos de dietas, obesidade, alimentos calóricos, alimentos diet e light, cálculo de necessidades calóricas, hábitos alimentares e exercícios físicos.


"O cotidiano e a cidadania são duas vertentes importantíssimas para a construção do conhecimento. Dentro dessa ótica, educar através da Física significa facilitar para que o cidadão melhor interaja com o mundo, preparando-o para o trabalho, para o lazer e também abrindo caminhos  para  que  ele  utilize  os  conhecimentos  científicos  no  exercício  de  sua cidadania", acrescenta o professor Antônio Rodrigues.

Ao final das apresentações, os alunos fazem uma confraternização, momento em que são saboreados os pratos deliciosos e diversificados que foram apresentados e produzidos pelos mesmos.