Alunos do Projovem Urbano de Esperantina realizam Plano de Ação Comunitária

Os alunos do  ProJovem Urbano da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), do município de Esperantina-PI, iniciaram domingo (19), a execução de um Plano de Ação Comunitária no Parque Ecológico Cachoeira do Urubu. Participaram da ação  cerca de 50 alunos do programa.

O Plano está sendo executado por meio do Projeto "Cachoeira sem lixo, consciência limpa", que realiza palestras, faixas, placas e cartazes de conscientização, abordagem, mutirão de limpeza e distribuição de folders educativos para os turistas e barraqueiros.

Com isso, os alunos esperam alcançar o resultado de poder intervir no comportamento dos barraqueiros, donos de bares e turistas, para que haja uma maior  preservação do meio ambiente do ponto turístico da cidade.

Além da intervenção com atividades no local, os alunos também estão promovendo uma reflexão para a mudança de hábitos, adoção de posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, visando a valorização do meio ambiente como um local de convivência coletiva.

O projeto foi elaborado pelos educadores do programa Projovem Urbano como exigência da disciplina Participação Cidadã, em que os próprios alunos escolheram a temática do Meio Ambiente e a conscientização ecológica, depois de verificar a grande  problemática de devastação ambiental, devido o lixo jogado nas imediações da Cachoeira do Urubu.

Parque Ecológico Cachoeira do Urubu

A Cachoeira do Urubu está localizada em um Parque Estadual de Proteção Ambiental. Criado através do Decreto Estadual nº 9.736 de 16 de junho de 1997. Localizado entre os municípios de Esperantina e Batalha e tem sofrido o descaso dos órgãos de proteção Estadual e Municipal quanto à problemática do lixo não recolhido, jogado no solo e espalhado a céu aberto.