2ª Oficina Regional do Jovem de Futuro: experiências e desafios

"O grande desafio hoje para quem está em sala de aula é chegar ao aluno e fazer com que ele goste da sua aula, você tem que ser a ponte para o conhecimento porque as coisas que ele tem para concorrer são imensas. O desafio é a escola pública se reinventar. A ferramenta Jovem de Futuro tem essa filosofia para que possamos nos reinventar, para que possamos mudar a nossa metodologia. Ela dá abertura para que o professor pense em um projeto consistente. É uma oportunidade da gente se repensar enquanto escola". Foi com esse pensamento que a Gerente da 19ª GRE, Marlene Lima, iniciou mais um dia de trabalho na "2ª Oficina Regional: execução e SMAR", que acontece no hotel Blue Tree.

Durante a abertura do evento, a gerente acrescentou ainda que "a marca que podemos deixar bem clara do Jovem de Futuro é a questão do empoderamento. De fazer com que os alunos possam ser atores, sujeitos participantes e construtores do próprio conhecimento", explicou Marlene, afirmando que nas sete escolas da 19 GRE que participam da ferramenta de gestão já se vê a melhoria dos indicadores.

A oficina faz parte da programação da "Segunda Semana Executiva", que tem o objetivo de reunir Gerentes e Coordenadores de Ensino das unidades educacionais da rede estadual para planejar ações e promover um momento no qual as diretorias da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) possam conversar e passar informações estratégicas.

As atividades da 2ª Oficina Regional iniciaram às 8h e contou com a participação dos alunos da Unidade Escolar João Soares que, em parceria com o projeto Música para Todos, fizeram uma apresentação musical.

Seguindo o roteiro de finalização de uma semana de reunião, a equipe de formadores do instituto Unibanco, Samuel Simões, Tadeu Aparecido, Marcos Antônio e Bartolomeu Gomes, iniciaram o dia com uma dinâmica de Reunião de Cheap Replica Watches For Men Trabalho (RT) e Reunião de Gestão Integrada (RGI).

Para a gerente da 2ª GRE do município de Barras, Liliana Carcara, o encontro só enriquece os trabalhos realizados nas escolas. "Eu achei a oficina muito rica. Despertou algo muito positivo. A gente sai daqui com vontade de melhorar e também um pouco ansiosa, mas é uma ansiedade boa, que vai levar à ação. Eu acho que é um encontro que transforma", afirmou a diretora.

Para Eduardo Castelo Branco, agente de Governança, a Semana Executiva é finaliza hoje e a sensação que fica é de dever cumprido. "Durante essa Semana Executiva tivemos vários momentos de conversa colaborativa entre as Diretorias da Secretaria. Conseguimos interagir com as diretorias da Inspeção Escolar; Educação Profissional; Educação Especial; Financeira; Engenharia; Administrativa; Gestão de Pessoas; Ensino Cheap Rolex Replica Watches UK e Aprendizagem e com a Ferramenta de Gestão da Metodologia Jovem de Futuro, nela os temas Análise Crítica e Correção de Rotas foram os temas mais marcante e finalizamos com o desafio de colocar tudo isso em prática nos próximos dois meses", declarou Castelo Branco.