Jovem de Futuro é tema de Semana Executiva da Seduc

A "2ª Oficina Regional : execução e SMAR" da ferramenta de gestão Jovem de Futuro teve início na manhã desta quinta-feira (23), ainda dentro da programação da Semana Executiva da Secretaria de Estado da Educação, que está sendo realizada desde segunda-feira (20). O evento reúne a dupla gestora das GR`S - diretores e coordenadores de ensino.

Participam também do evento o superintendente de Ensino, Carlos Alberto, diretora da Unidade de Ensino Aprendizagem, Risalva Cardoso; agente de governança, Eduardo Castelo Branco e representantes do Instituto Unibanco.

A oficina tem o objetivo de instrumentalizar os Gerentes Regionais e a equipe central da Seduc, para conduzirem suas reuniões de trabalho (RT), Reunião de Gestão Integrada de Planejamento e, além disso, orientar a condução do N1,N2, N3, N4 da Sistemática de Monitoramento e Avaliação de Resultados (SAMAR) e também da Reunião de boas práticas (RBP) .

Os trabalhos estão sendo conduzidos pela equipe de formadores do instituto Unibanco, Samuel Simões, Tadeu Aparecido, Marcos Antônio e Bartolomeu Gomes.  As atividades iniciaram às 9h, na qual foram abordados os temas: Etapas e Integração do Circuito de Gestão: Conceito SMAR e qual sua importância; Papel da GRE  na SMAR; Conceito da Reunião de boas práticas (RBP); Como organizar, conduzir e dar consequência à RPB; Construção das agendas para SMAR e RBP; dentre outras pautas.

Para Eduardo Castelo Branco, agente de Governança da Seduc, a oficina é um momento essencial para sensibilizar os profissionais envolvidos. "É um momento de conquista, de motivação. A ferramenta de gestão Jovem de Futuro exige muito comprometimento e dedicação de todos. E como filosofia, eu acredito que só podemos alcançar nossos resultados através dos atores envolvidos que acreditam e torcem para da certo em uma gestão educacional por resultado", declara Castelo Branco.

Segundo o superintendente de Ensino, Carlos Alberto, o encontro também promove uma reflexão sobre a importância da gestão escolar focada em resultados de aprendizagem dos alunos. "Na oficina os educadores refletem e aprimoram as possibilidades de análise, trocam experiências, debatem sobre as possibilidades e constroem coletivamente formas de acompanhar a execução das escolas", declara  o superintendente.

De acordo com a coordenadora de Ensino da 18 GRE, Carleusa Abreu, as formações do Instituto Unibanco são conduzidas de forma dinâmica e diferenciada, sendo uma ferramenta de grande importância para a melhoria da gestão por meio do gerenciamento do projeto. "As oficinas geram oportunidades do empoderamento dos atores na implementação das metodologias propostas. O resultado disso tudo são os avanços nos indicadores internos e externos da escola, motivando os educandos para o sucesso dentro e fora da escola", ressalta a diretora.

Ainda dentro da programação da Semana Executiva foi realizado um momento de entrega de certificados para os coordenadores de ensino das 21 Gerências Regionais de Educação do Piauí, que participaram do projeto "Queremos Paz". A ação é uma parceria da Seduc com o Ministério Público e tem o objetivo de fomentar a atuação conjunta da escola, família, sociedade e demais órgãos públicos na preparação de crianças e adolescentes para o exercício da cidadania.