Projeto Integra é desenvolvido por alunos do Pronatec

Os alunos dos cursos Técnicos em Administração e em  Informática do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico Profissional e Emprego (Pronatec), que funcionam na Unidade Escolar Demerval Lobão, no município de Angical do Piauí, estão desenvolvendo o Projeto Integra, que visa atender à população do município oferecendo serviços na área de informática.

A primeira fase do Projeto aconteceu com a realização de uma blitz educativa no centro da cidade, realizada pelos alunos dos dois cursos. A ação teve como principal objetivo convidar e estimular a população  para a abertura e culminância do projeto que aconteceu nesta sexta-feira e sábado(17 e 18/06) na própria escola. Na oportunidade, os alunos atenderam a população do município oferecendo serviços na área de informática, como instalação de software, correção de aplicativos, formatação de computadores, dentre outros.

De acordo com o coordenador regional, Senhor Francisco Batista, a atividade faz parte de uma conquista muito importante para os alunos, principalmente  na forma de colocar em prática tudo que está sendo estudado na sala de aula e, além disso, subsidiar a população com serviços gratuitos na área de informática.

A atividade também contou a presença da prefeita do município de Angical do Piauí, Neta Santos, e da vice-prefeita, Débora Vilarinho, que em seus discursos fizerem elogios a equipe do Pronatec e a iniciativa dos alunos, professores e coordenador. Elas também mencionaram a importância para esses alunos atuarem no mercado trabalho na própria cidade.

De acordo com a diretora da escola, Maria dos Santos, os cursos do Pronatec são muito importantes, tanto para escola como para comunidade. Ela ainda ressaltou que antes da chegada do curso ela pagava por manutenção de cada computador um valor de R$ 150 e atualmente com a ação dos alunos, este custo caiu a zero, pois os alunos e professores fazem a manutenção da máquina de forma voluntária.