Piauí recebe Plenária Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação

Em busca de estreitar as relações institucionais entre os conselhos de educação e discutir temas de relevância na educação brasileira, presidentes dos Conselhos Estaduais de Educação (CEE) estão reunidos em Teresina, nos dias 22, 23 e 24 de junho, participando da XLVI Plenária Nacional do Fórum dos Conselhos Estaduais de Educação (Fnce).

Coordenada pela presidente do FNCE, Suely Menezes, a plenária nacional terá como pauta o Sistema Nacional de Educação, Ensino Médio e Educação à Distância, tema que será debatidos pelos representantes dos Conselhos de Educação de todo o Brasil. Segundo a presidente, o fórum normativo reúne todos os estados que regulamentam sua educação, discutindo questões relevantes que devem ser normatizadas e alinhadas.  "É uma honra estar aqui no Piauí coordenando um trabalho tão bonito, que reúne 20 estados do nosso país. É necessário fazermos essas discussões e trocas de experiências, para que a gente tenha um Brasil unificado, por meio de suas normas", afirma Suely.

A abertura do evento contou com a presença do Governador Welligton Dias. "Hoje, pela segunda vez, Teresina sedia a reunião plenária do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação, que reúne a mais seleta comunidade da educação brasileira e aqui será escrita a ?Carta do Piauí?, em que eles vão normatizar vários temas e essas normas vão valer para o Brasil inteiro, então é uma honra muito grande para o Piauí receber esse encontro", esclarece o governador do Piauí, Wellington Dias.

Para Eliana Mendonça, presidente do CEE/PI e Vice Presidente do FNCE - Região Nordeste, o fórum pensa a educação à luz das necessidades brasileiras. "Considerando as grandes discussões nacionais que estruturam as linhas arquitetônicas da educação, temas como a formação de professores, educação à distancia e a criação do sistema nacional serão discutidos. Estes são temas que instigam debates, possibilitando tentativas coletivas de críticas e aprofundamento e proposições que proporcionarão resultados positivos na educação brasileira", explica.

Participam do evento os conselheiros do Maranhão, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte, Pará, Roraima, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de conselheiros e secretários municipais, professores da rede particular municipal e estadual de ensino, representantes da Uncme e da Undime, técnicos da Seduc e do CEE.