Alunos da Seduc aprendem a combater o mosquito Aedes Aegypti

Terminou nesta terça (21), a intervenção urbana Zika Zero, que aconteceu na Praça João Luis Ferreira, com a participação ativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) reunindo alunos, professores, coordenadores e as Gerências Regionais da Educação (GREs). A intervenção contou ainda com a presença dos educadores e alunos que são atendidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O destaque das atividades era um jogo gigante, com mais de dois metros de altura, batizado de "Zika Zero" que tinha por objetivo orientar sobre o combate ao Aedes Aegypti, nele a população simulava, de maneira lúdica, matar as larvas do mosquito e não deixar o vetor nascer.

Participaram do encontro, alunos de três escolas: Agnelo Pereira, Maria Melo e Moacir Madeira Campos. Teresina foi a oitava capital do país a receber a intervenção que teve início na segunda-feira (20).



De acordo com a coordenadora do Programa Saúde na Escola, Jane Maria Cornelho, a ação tem como objetivo principal passar todas as informações sobre formas de combate e prevenção ao mosquito. "Aqui as pessoas têm a oportunidade de aprender, de forma criativa e interativa a combater o mosquito nas residências e os focos a serem combatidos", diz a coordenadora.

Para dar mais visibilidade à intervenção urbana, foram produzidos fotos e vídeos durante a ação nas outras capitais e postados nas redes sociais, que serão disponibilizados pelo Ministério da Saúde no site portalsaude.saude.gov.br.



Para a estudante Aline dos Santos a intervenção é muito dinâmica e informativa. "Aqui dá pra gente aprender direitinho tudo sobre o mosquito, nós  conseguimos observar facilmente o nascimento de mosquitos  no jogo, da mesma forma podemos fazer em casa, na escola, na nossa rua", afirma.