Alunos do Premem de Picos aprendem sobre Eleição e Cidadania

O Centro Estadual de Educação Profissional Petrônio Portela (Premem), localizado no município de Picos, está promovendo desde o mês de maio o Projeto "Eleição e Cidadania", que busca chamar atenção dos alunos para a importância de saber como participar da política.

Segundo a Professora de História e Sociologia, Jacineide Lima, a ideia surgiu a partir da resistência dos alunos para discutir o assunto. "Uma vez os questionei os alunos sobre o que a política representava para eles e percebi que eles não queriam discutir o assunto, seja por opção ou por falta de conhecimento. Nossa ideia era fazer com que eles deixassem de pensar que política não se discute", ela explica.

A temática esta sendo trabalhado com professores de todas as disciplinas, que levam aos alunos informações sobre política de acordo com a sua matéria. Além disso, foram feitas reuniões, nas quais foram discutidos com os alunos a verdadeira face da política.


"Perguntávamos a eles coisas como: O que é política para você?, Qual palavra você usaria para definir política? e percebemos que eles estavam alheios ao verdadeiro sentido da palavra. É importante que eles saibam que a política não é só aquilo que eles vêm na TV e como ela está presente em tudo o que fazemos", afirma.

Além das discussões sobre o termo, os alunos também estão sendo orientados sobre o valor do voto consciente. No dia 9 de julho, data da culminância do projeto, os alunos devem apresentar o fruto das discussões feitas na sala por meio de poesias e dramatizações e também haverá uma simulação de eleições, que contará com o apoio da Justiça Eleitoral que fornecerá as urnas eletrônicas.

Para as eleições simuladas, os alunos criaram cinco partidos eleitorais com cinco candidatos a prefeitos e vices que irão concorrer entre si. Todos os partidos estão realizando campanhas com o intuito de conquistar seu eleitorado com projetos de governo voltados para melhorar a escola. "Os partidos estão participando de debates e trabalhando firme na campanha. Nossa intenção é levar uma experiência real de uma eleição para eles e de como funciona todo o processo eleitoral", conclui a professora.

Depois das eleições, no mesmo dia ainda será divulgado o resultado e haverá a diplomação, seguida pela cerimonia de posse. Os alunos vencedores ganharam uma sala, onde até o final do ano poderão utilizar para reuniões e para realizar a intermediação entre os estudantes e funcionários da escola, em busca de melhorias para o ambiente escolar.