Censo Escolar é tema do primeiro dia de encontro da Semana Executiva da Seduc




Iniciou nesta segunda-feira (20), no auditório da Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí ( ATI), a Segunda Semana de Reunião Executiva da Secretaria de Estado da Educação. O evento tem o objetivo de promover uma comunicação de valor, na qual todas as diretorias possam conversar e ou passar informações estratégicas para gerentes e coordenadores.

As atividades iniciaram às 9h com a participação da diretora da Unidade de Gestão e Inspeção da Seduc, Ana Rejane, que na oportunidade abordou o tema: Censo Escolar.

"Durante toda manhã trabalhamos as informações necessárias e providencias que devem ser adotadas nessa reta final para o Censo Escolar. O INEP já publicou a portaria e dia 27 vai ser aberto o censo e  precisamos fazer os ajustes. Todo esforço da Seduc, Gerências Regionais e Unidades Escolares tem que ser no sentido de enquadrar os alunos que ainda não estão enturmados, organizá-los nas turmas que têm atividades complementares e preparar toda matrícula para migração para a base do SIGEP e para a base do Educacendo", destaca Ana Rejane.

Na oportunidade, Ana Rejane explicou ainda que esses dados são fundamentais para a existência da secretaria e das escolas. "O Censo Escolar vai retratar todas as informações pertinentes às unidades escolares, alunos e professores. É importante que esses dados sejam fidedignos, a partir do momento que a gente demostra o que ofertamos vamos ter financiamento para implementar as políticas na área da educação", afirma Ana.

Ainda na programação da Semana Executiva, outros temas também foram abordados, tais como; inadimplência das escolas e monitoramento do calendário escolar que são ações cotidianas da SEDUC, dentre outros.

Já na terça terça-feira (21) está previsto para as diretorias da Secretaria de Estado da Educação um momento com o público do evento para apresentar os projetos que estão sendo desenvolvidos no momento. Nos dias 23 e 24 a pauta será a ferramenta de gestão Jovem de Futuro, que é uma tecnologia educacional, desenvolvida e testada pelo Instituto Unibanco e validada pelo Ministério da Educação (MEC), voltada para o aprimoramento contínuo da gestão escolar orientada para resultados de aprendizagem dos estudantes de escolas públicas de Ensino Médio. 
O evento prossegue até sexta-feira (24) com uma vasta programação.