Piauí sedia Plenária Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação

Presidentes de todos os Conselhos Estaduais de Educação estarão reunidos em Teresina (PI), no período de 22 a 24 deste mês, participando da XLVI Plenária Nacional do Forum dos Conselhos Estaduais de Educação - FNCE. O evento acontece de 22 a 24 de junho, no Blue Tree Hotels.

A plenária nacional, com sede no Piauí, será coordenada pela presidente do FNCE, Suely Menezes. Na pauta temas como: Sistema Nacional de Educação, Ensino Médio e Educação à Distância serão debatidos pelos representantes dos Conselhos de Educação de todo o Brasil.

De acordo com a Presidente do CEE do Piauí, Conselheira Eliana Sampaio, esta é a segunda vez que o Piauí sedia a Reunião Plenária Nacional com trinta conselheiros representando dezenove Estados do nosso País. "Para nós do Conselho Estadual de Educação é uma realização muito importante pela relevância dos temas que serão tratados, temas estes que estão direcionando as grandes discussões nacionais", conta a presidente.

O Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação nasceu por iniciativa do Professor Luiz Felipe Serpa, então Presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia, que convidou os Presidentes de todos os Conselhos Estaduais de Educação e do Distrito Federal para reunião na Bahia. Em seguida, foram apresentadas as seis primeiras reuniões que serviram de base para estruturação e implementação do FNCE. O Fórum reúne-se ordinariamente em Plenária, até duas vezes por ano e extraordinariamente, por convocação do presidente ou por iniciativa de, no mínimo, de um terço dos seus membros.

O Fórum é uma entidade civil sem fins lucrativos, com sede e foro em Brasília-DF, mas que em função da eleição de sua Mesa Diretora, funciona também de forma itinerante, na sede do Conselho Estadual com quem estiver a presidência. Seus objetivos principais são aglutinar esforços permanentemente de pensar a educação, à luz das necessidades da sociedade brasileira, propor discutir e encaminhar matéria que dependa de decisão na esfera federal, divulgar iniciativas e procedimentos legais e técnico-administrativos que possam contribuir para o aperfeiçoamento organizacional dos Colegiados, contribuir para o estreitamento das relações institucionais entre os Conselhos de Educação, representar, na esfera federal, os interesses comuns aos Conselhos de Educação, propor sugestões e subsidiar a elaboração, aprovação, implementação, acompanhamento e avaliação de Planos Nacionais de Educação, promover e articular o intercâmbio de experiências e de estudos específicos.

Dia 22/06/2016 (Quarta-feira) ? Reunião Plenária Nacional do FNCE

Hora: 15h

Participantes: Presidentes dos Conselhos de Educação dos 26 Estados, Distrito Federal e

Conselheiros Estaduais convidados.

Dia 23/06/2016 (Quinta-feira)

8h - Credenciamento

8h30 - Momento Cultural

9h - Abertura oficial

Outorga da Medalha de Mérito Educacional "Monsenhor José Luis Barbosa Cortez"

10h - Palestra de abertura: "Sistema Nacional de Educação"

Palestrantes: Francisco José Carbonari- Presidente do CEE/SP e Vice Presidente do

FNCE - Região Sudeste

Maria Beatriz Mandelert Padovani - Conselheira do CEE/PA

Coordenação: Suely Melo de Castro Menezes - Presidente do CEE/PA e do FNCE

12h - Almoço

14h - Palestra: "Como tratar a conclusão do Ensino Médio: seguir o texto da LDB ou ceder à

pressão pelo aligeiramento"

Palestrante: Maria Ester Galvão de Carvalho - Presidente do CEE/GO.

Coordenação: Ilma de Araújo Xaud - Presidente do CEE/RR e Vice Presidente do

FNCE - Região Norte.

Debatedora: Maria Margareth Rodrigues dos Santos - Conselheira do CEE/PI

16h - Painel "Educação a Distância nos Sistemas Estaduais".

Participantes: Vices Presidentes do FNCE

Coordenação: Prof. Francisco Aparecido Cordão - Consultor em EAD

Rua Magalhães Filho, 2050 - Bairro Marquês - Teresina-Piauí (CEP 64002-450) - Fones: (086) 3216-3211 / 3216-3286

e-mail : conselho@ceepi.pro.br site: www.ceepi.pro.br

18h - Encerramento

Dia 24/06/2016 (Sexta-feira)

8h30 - Momento Cultural

9h - Palestra: "Formação de Professores na Educação Profissional"

Palestrante: Professor Mestre Paulo Roberto Wollinger - Instituto Federal de Santa

Catarina.

Coordenação: Carlos Alberto Caetano - Presidente do CEE/MT e Vice Presidente do

FNCE - Região Centro Oeste.

Debatedor: Professor Mestre Jairo José Campos da Costa - Reitor da UNEAL -

Universidade Estadual de Alagoas

10h30 - Elaboração da Carta do Piauí

Coordenação: Eliana Maria Mendonça Sampaio - Presidente do CEE/PI e Vice Presidente

do FNCE - Região Nordeste.

12h - Encerramento