Governador lança projeto de incentivo a novos atletas do vôlei no estado

O governador Wellington Dias deu, nesta quinta-feira (16), em Teresina,  o saque inicial do projeto Vôlei Piauí, uma realização do Governo do Estado, por meio da Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Federação de Esportes Estudantis do Piauí (Feepi). A solenidade de lançamento aconteceu na Unidade Escolar Monsenhor Raimundo Nonato Melo, na zona Leste da capital.
O projeto partiu da ideia do atleta piauiense Marco Aurélio Oliveira, mais conhecido como Marquinhos Oliveira, que foi jogador profissional por duas décadas, com passagens por quadras internacionais da França e Portugal e é o coordenador-geral da iniciativa. "Quando encerrei a minha carreira como jogador, pensei em voltar para o meu estado, para criar uma nova geração de atletas, uma nova mentalidade do vôlei no Piauí, e revelar meninos e meninas para jogar profissionalmente fora daqui", disse Marquinhos.

O presidente da Fundespi, Vicente Sobrinho, garantiu que a iniciativa já conta com recursos para a continuidade do projeto, na ordem de R$ 400 mil. "Nós temos, por meio da lei de incentivo do Brasil que está em vigor, um parceiro forte, dentro do projeto Banco do Nordeste que coloca os recursos suficientes para nos dar uma tranquilidade para os próximos anos", afirma o gestor.
O Vôlei Piauí conta com quatro núcleos nas zonas Norte, Sul, Sudeste e Leste de Teresina. Ao todo, 200 meninos e meninas participam do projeto. Sendo que cada núcleo tem 50 alunos, 25 meninos e 25 meninas. A equipe profissional conta com professores, assistentes, monitores e estagiários que ministram as aulas no contraturno escolar.
Segundo o professor Antônio Cardoso, mais conhecido como professor Toim, as aulas têm duas horas de duração, sendo as das meninas no horário das 14h às 16h e as dos meninos das 16h às 18h.
A estudante Thyfane Torres espera que, no futuro, possa se tornar uma atleta profissional. "Eu espero daqui a alguns anos ter uma carreira como jogadora profissional, quero aproveitar bem essa oportunidade", afirmou a aluna.
Os espaços onde são realizadas as aulas são quadras poliesportivas instaladas nas escolas. De acordo com o governador Wellington Dias, a ideia é instalar, em todos os 224 municípios, praças semelhantes a da Unidade Escolar Monsenhor Raimundo Nonato Melo. "Queremos entregar nos 224 municípios do Piauí, uma praça de esportes vinculada a uma escola para a prática de esportes. Hoje, estamos bem avançados nisso. Falta instalarmos essas praças apenas em algo entorno de 15 municípios dos 224 do Piauí", informou o chefe do executivo estadual.
Os primeiros passos do projeto começaram ainda em janeiro de 2016, durante a capacitação dos professores. No mês de abril, houve a seletiva dos primeiros alunos e no mês de maio, foram realizadas as primeiras aulas.