UNCME realiza IV Encontro Estadual no Antonino Freire

Encerra nesta quinta-feira (16) o IV Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) que acontece no Cetro de Formação dos Profissionais da Educação Antonino Freire. O público-alvo são os conselheiros municipais de educação, além de técnicos em educação.

Com o tema "Os Conselhos Municipais de Educação e o Monitoramento da Política Educacional: Planos de Educação" o evento tem como objetivo refletir sobre os Conselhos Municipais de Educação bem como seu monitoramento.

A coordenadora da UNCME no Piauí, Maria Antônia da Silva Costa (Lilica) agradeceu a participação dos municípios e deu orientações sobre uma atuação mais proativa dos Conselhos. "Temos aqui a participação de mais de 50 municípios de várias regiões do Estado e essa participação é de fundamental importância para a construção democrática dos conselhos", frisa.

A diretora geral do Centro de Formação, Gildete Milu, destacou a importância dos conselhos acompanharem a realidade das escolas e orientou sobre os aspectos legais dos conselhos municipais da educação. "Quem precisar de mais orientações técnicas, no site do Conselho temos orientações sobre o que é necessário para autorização, mudança de matriz curricular, por exemplo", explica a professora Gildete.

De acordo com a conselheira Ilda Alves de Carvalho, do município de Coivaras, a importância da iniciativa é por colaborar com o acompanhamento dos conselhos municipais. " É importante por trazer informações importantes de como monitorar documentos nesse âmbito", disse a conselheira e pedagoga.