Seduc e Eletrobras discutem ligação energética em 25 novas escolas


A secretária da Educação, Rejane Dias, acompanhada do superintendente institucional da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), José Barros, e do diretor de Engenharia, Alex Fabiano, reuniu-se na tarde de terça-feira (14) com a diretoria da Eletrobras Piauí. Na pauta do encontro temas como a ligação energética de escolas novas e projetos para a economia de energia.



O presidente da Eletrobras Piauí, José Salam, e sua equipe técnica receberam a comitiva da Seduc, que apresentou os gargalos que retardam as inaugurações de novas escolas e outras obras da secretaria.  Atualmente, são 25 escolas em todo o Piauí aguardando eletrificação para serem inauguradas.


"Solicitamos da Eletrobras um cronograma dessas ligações para que possamos planejar melhor e agilizar essas inaugurações", explicou a secretária Rejane Dias. "São novas escolas e UABs (Universidade Aberta) equipadas com climatizadores, laboratórios de informática e outros equipamentos que necessitam de uma maior carga para funcionar. A Seduc já instalou subestações de energia nesses ambientes", completa.

A sincronia entre as instituições na elaboração de novos projetos também foi tônica do encontro, para que, no futuro, não haja discrepâncias entre as exigências estabelecidas pela Eletrobras e o que é executado pelas empresas licitadas pela Seduc.

Foi discutido também parceria em um projeto piloto que contribuirá com a economia de eletricidade nas escolas da rede estadual; gestão de energia a partir da contratação da carga necessária para cada escola e outras medidas para o consumo inteligente de energia elétrica.