Escola profissional de Esperantina será entregue em Agosto


As obras da escola técnica profissionalizante do município de Esperantina seguem em ritmo acelerado. Nesta terça-feira (14) a equipe da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) junto com a secretária de Estado de Educação, Rejane Dias, estiveram visitando o andamento da construção e na oportunidade verificaram o início das obras de pavimentação asfáltica no entorno da escola técnica.

Com a instalação da escola na região de Esperantina cerca de 1.200 alunos do município e cidades vizinhas terão acesso a cursos profissionalizantes de ensino médio, em diversas áreas. A obra que estava paralisada foi retomada em 2015 com investimentos de R$ 14 milhões, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação.


"A cada visita percebemos a evolução da obra e acreditamos que até agosto entregaremos este espaço tão sonhado pela população. A obra estava parada e no início da gestão conseguimos retomar. Serão doze cursos implementados de acordo com as demandas da região, assim nossos alunos de Esperantina e das cidades vizinhas serão beneficiados do ponto de vista de mais vagas", declarou a secretária Rejane Dias.


Mais escolas profissionalizantes 

O Governo do Estado, por meio da Secretária de Estado de Educação, conseguiu aprovação de recursos junto ao Banco Mundial para a implantação de mais dez escolas profissionalizantes em todo o Piauí, chegando a doze escolas, incluindo uma em Teresina já iniciada e com obra bem adiantada. 

A secretária Rejane Dias ressaltou que uma das metas da Seduc é aumentar a oferta dos cursos profissionalizantes ministrados em escolas com a estrutura do padrão oferecido pelo MEC.

"Estamos trabalhando para a expansão deste modelo de escola FNDE com mais dez escolas profissionalizante previstas para construção em regiões diferentes no estado com foco para os arranjos produtivos. O governador Wellington Dias tem planejado a oferta de mais cursos técnicos para que o aluno ao terminar o ensino médio tenha também  o ensino profissionalizante, saindo assim melhor preparado para o mercado de trabalho", pontuou.