Educadores recebem treinamento do Sistema de Gestão de Projetos do Jovem de Futuro



Na rotina de uma escola é fundamental a existência de profissionais que analisem o processo pedagógico direcionado às diferentes faixas etárias, para assegurar que estes alcancem os resultados esperados. No caso do Ensino Médio da rede pública estadual, que conta atualmente com cerca de 120.576 estudantes atendidos em 663 estabelecimentos de ensino (dados do Censo Escolar/INEP 2014), essa função é delegada a pedagogos e professores, cuja experiência e conhecimentos os tornam indispensáveis à execução de projetos como o Jovem de Futuro, que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) desenvolve em conjunto com o Instituto Unibanco.


Pensando assim, foi iniciado nesta segunda-feira (13), no hotel Blue Tree, o treinamento do Sistema de Gestão de Projetos do Jovem de Futuro  (SGP), para Agentes de Apoio ao Circuito de Gestão (ACGs), Técnico de Apoio à Gestão e equipe da SEDUC. O encontro teve o objetivo de capacitar os profissionais da educação quanto ao uso da ferramenta.

As atividades iniciaram com treinamento de cadastramento de pessoal e escola, elaboração e execução do plano de ação, indicadores estruturantes, dentre outras pautas.


Para Daniel Carvalho, analista da Coordenação de Mapeamento e Sistematização do Instituto Unibanco, o SGP é uma ferramenta virtual de gerenciamento na qual as escolas registram o andamento das atividades do plano de ação e o orçamento utilizado. "Assim o supervisor pode fazer um acompanhamento sistemático das propostas, identificando desvios com relação ao que foi planejado", esclarece . 


Para suportar as ações do projeto Jovem de Futuro, o Instituto Unibanco desenvolveu uma Plataforma online de gestão de projetos das escolas e formação a distância. Atualmente é composta pelo Sistema de Gestão de Projetos (SGP) e pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que serão em breve integrados. A plataforma permite às escolas construírem os seus Planos de Ação de forma alinhada às diretrizes do MEC .


Após a aprovação do plano, elaborado de acordo com as necessidades identificadas pelo escola, é possível realizar o acompanhamento da execução das ações e identificar desvios em relação ao que foi planejado, seja em relação ao tempo, ou ao orçamento. Além disso, permite focar em melhores práticas e facilita o diálogo a distância com membros das secretarias de Educação.

Para o Agente de Apoio ao Circuito de Gestão, Gernilson Sobrinho da 16ª GRE, localizada na cidade de Fronteiras, o treinamento tem grande importância para o enriquecimento profissional. "Saímos daqui com um conjunto de materiais que nos auxiliam durante as visitas às escolas e também na definição de prioridades para um plano de ação. Se a instituição conseguir organizar suas rotinas escolares em prol da aprendizagem do aluno ela certamente alcançará melhores resultados", finaliza.


O encontro prossegue na terça-feira (14) com o curso GEpR III: Monitoramento e Avaliação de Resultados, uma formação que constitui mais uma etapa da ferramenta de gestão JF ciclo 2016, com participação dos Agentes de Apoio ao Circuito de Gestão (ACGS) e dupla gestora (diretores e coordenadores pedagógicos).