Parceria entre consulado dos EUA, Seduc e UFPI beneficia professores de Inglês

O representante do consulado geral dos Estados Unidos no Brasil/Recife participou, nesta quinta-feira (09) de um encontro de trabalho com a equipe da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e do Centro de Formação Antonino Freire, no qual foram ajustados detalhes de uma parceria para oferta de um curso de extensão para os professores de inglês da rede pública estadual do Piauí. A previsão é que o curso tenha início em agosto.


De acordo com o representante do Consulado Geral dos EUA (Recife), Stuart Beechler, essa parceria entre a UFPI e a Secretaria Estadual de Educaçaõ (Seduc) é um ação muito importante. "É prioridade nossa promover o ensino de inglês de qualidade, sobretudo, na rede pública de ensino no Brasil. Sabemos que a adesão e o investimento da Seduc e da UFPI vai tornar possível a formação dos professores. Trouxemos uma especialista que passará cinco meses no Piauí trabalhando com os professores de inglês", explica Stuart.

Segundo a representante da UFPI, Beatriz Gama Rodrigues, os professores terão 40 horas de aula presenciais e mais 20 horas online com uma especialista em ensino-aprendizagem em língua inglesa que vem dos Estados Unidos. "Ela tem vasta experiência, pois já ministrou esse curso em outros países. Então, os professores de inglês terão uma oportunidade de fazer um curso que possa impactar no processo de ensino e aprendizagem, além de proporcionar uma melhor aprendizagem para seus alunos. Os professores selecionados receberão um kit que será fornecido pelo Consulado e ainda serão certificados pela UFPI", explica Beatriz.  

Há um ano, o Centro de Formação busca fechar esse convênio, sendo mais um dos cursos oferecidos para a formação continuada dos professores da rede pública estadual de educação. "Há a necessidade de se estar atualizando os conhecimentos, principalmente, os professores de língua inglesa. O que se observa é que a maioria teve sua formação inicial e não teve a oportunidade de participar de um curso de aperfeiçoamento. Então, esse é o memento de estar revendo as metodologias de ensino", avalia o diretor de formação do Instituto, Sebastião Ferreira.