Antonino Freire realiza projeto A arte do grafite na trilha do conhecimento

O projeto "A arte do grafite na trilha do conhecimento" será lançado no dia 29 de junho pelo Centro de Formação dos Profissionais da Educação Antonino Freire. A iniciativa é resultado de uma parceria da instituição com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a secretaria da Juventude e o Movimento Hip Hop. 

O público-alvo é formado por discentes e entidades do ensino médio da Rede Pública Estadual e será desenvolvido de junho a outubro de 2016. A meta é fazer a integração ente algumas escolas estaduais no sentido de desenvolver um trabalho sócio-educativo sobre a cultura hip hop, além de sensibilizar e discutir temas como, por exemplo, drogas, violência, sexualidade, saúde, política, racismo e preconceito. 

De acordo com a diretora geral do Centro de Formação, Gildete Milu, o projeto visa ver além da questão da estética. "Pensamos em fazer o projeto ?Arte no Muro de forma? para que ele contemplasse também o ensino e a aprendizagem. A finalidade é incentivar os alunos a fazerem arte e conhecerem o Centro de Formação", explica Gildete que acrescenta que as inscrições poderão ser feitas já no dia do lançamento do projeto. 

Segundo o representante da Secretaria da Juventude, José Eduardo Borges, a iniciativa visa integrar a arte do grafite com o papel do Centro de Formação Antonino Freire. "A ideia é desenvolver o projeto em três turmas, cada uma de 20 alunos das escolas da rede pública. Vamos desenvolver o trabalho com três equipes dos melhores grafiteiros de Teresina que estarão partilhando seus conhecimentos. E ao final de três meses de formação, os alunos vão grafitar o muro do Instituto de Educação com temas como o combate à violência, as drogas e a saúde", explica José Eduardo.