Encontro reúne gestores das escolas da 18ª GRE

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou,  nesta quarta-feira (08) no auditório da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), o 17º encontro do projeto "Seduc Itinerante". Diretores, coordenadores e supervisores de escolas jurisdicionadas à 18ª Gerência Regional de Educação (GRE) tiveram a oportunidade de mostrar os bons resultados de suas escolas e também apresentar suas dificuldades à Secretária Rejane Dias e para a equipe técnica e pedagógica da Seduc.


Eventos, projetos e dados sobre as 60 escolas que compõem a 18ª GRE foram apresentados pela gestora Cleidiane Carvalho. "Existem alguns problemas pontuais como a falta de vigias, zeladores e merendeiras, mas acreditamos que, a partir deste encontro, muitas demandas serão resolvidas. A presença da nossa secretária durante todo encontro demonstra sua preocupação com a educação e isso nos traz uma imensa felicidade", afirma Cleidiane Carvalho.
 
"O projeto ?Seduc Itinerante? nasceu com o objetivo de estreitar os laços entre a secretaria e toda a rede pública de ensino. Esse é o 17º encontro que participo e gostaria de dizer que ele vai acontecer de forma contínua. Depois que concluirmos o encontro em todas as gerências, queremos saber se os encaminhamentos que fizemos durante esse processo foram resolvidos", garante Rejane Dias.

 
Temas como a grande aprovação no Enem, lotação completa no quadro de professores, bons resultados na Obmep, o Pré-Enem e o programa Jovem de Futuro foram apresentados como resultado positivo nas escolas. As demandas feitas pelos gestores já foram encaminhadas para resolução durante a reunião.

Uma das demandas apresentadas no encontro foi da climatização das escolas. Visando minimizar este problema, a Seduc adquiriu cerca de 300 ventiladores a serem instalados de imediato nas escolas da 18ª GRE e cerca de 5 mil equipamentos de ar-condicionado, que foram adquiridos junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), serão instalados nas escolas que já se encontram com subestação. E a equipe de engenharia da Seduc já realizou levantamento para a instalação de subestação de energia nas demais escolas para melhorar a climatização.

Para a melhoria da internet nas escolas, outra demanda apontada no encontro, a gerência de Tecnologia está indo nos municípios verificar as necessidades. Além disso, a Seduc está estruturando o cabeamento das escolas para receber  fibra óptica visando ganho de velocidade. A primeira etapa de cabeamento está funcionando em 28 escolas e a segunda etapa já foi iniciada com 59 escolas, representando um ganho superior de 10 MB nas GREs e e setores administrativos das escolas.



"Percebemos avanços nesta gerência, a maior em relação ao número de escolas, como o quadro de professores completo. Estamos estruturando a internet nas escolas, climatizações, solucionando repasses e buscando ações que melhore o desempenho dos alunos em sala", pontuou a secretária.
 
Fazem parte da 18ª GRE os municípios de Alto Longá, Altos, Barro Duro, Beneditinos, Coivaras, Curralinhos, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Miguel Alves, Monsenhor Gil, Nazária, Novo Santo Antônio, Palmeirais, Passagem Franca, Pau D?Arco, Prata e União.