Seduc lança projeto Testemunho Vivo em Parceria com a Fazenda da Paz


A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com a Fazenda da Paz promoverá na segunda-feira (13) às 11h, no colégio Estadual Zacarias de Góis (Liceu Piauiense), o lançamento do projeto Testemunho Vivo, que tem o intuito de levar aos alunos da rede pública estadual ações de prevenção ao uso das drogas, além de conscientizar a família e comunidades em geral sobre a gravidade e consequência das drogas na sociedade.

A iniciativa será trabalhada por meio de palestras, dinâmicas, poesias, redações junto aos alunos e, ainda, o testemunho de ex-usuários, que contarão suas histórias. Durante o lançamento do projeto, um ex-aluno de instituição pública irá dar seu testemunho sobre sua experiência com as drogas, de modo que aquilo possa levar os alunos a refletirem sobre os perigos da dependência química, uma vez que o depoimento é real.

"O projeto surgiu da necessidade de levar às escolas, o trabalho feito pela nossa instituição, através de palestras com informações e depoimentos", conta o coordenador da Fazenda da Paz, Célio Barbosa. O centro realiza a recuperação de dependentes químicos e trabalha a prevenção do uso das drogas


Além do testemunho do ex-aluno, os jovens vão assistir palestras ministradas por assistentes sociais, psicólogos e advogados. No segundo momento, está prevista a formação das duas equipes (Agir para evitar! e Droga, estou fora!) e a execução de uma gincana. O terceiro e último vai trabalhar com a capacitação do corpo docente, por meio de palestras.

Os alunos também receberão uma cartilha, na qual eles poderão ter informações sobre os tipos de drogas mais consumidas no Brasil e os seus malefícios para o corpo. Nela também é possível encontrar uma história em quadrinho produzida por artistas piauienses.

"O quadrinho conta a história de um amigo que ofereceu droga a outro amigo e como eles saíram da situação. É uma história que pode acontecer em qualquer família. Queríamos que esse material fosse bem realista, tanto que foi produzido por artistas piauienses e alguns personagens, como o diretor da escola, são reais", afirma Célio.

Após o lançamento o projeto deverá ser levado inicialmente para as escolas da rede localizadas em pontos considerados de alto risco, por ficarem em áreas com maior índice de violência. A meta é de que o projeto vire uma ação permanente da Seduc.