Antonino Freire inicia curso de Secretariado Escolar

Teve início nesta terça-feira (07), no Centro de Formação Antonino Freire, o curso de formação continuada de Secretariado Escolar voltado para profissionais da rede pública estadual de educação, que atuam na função de técnico em secretaria escolar ou auxiliar de secretaria e que não tem a formação técnica. O curso vai abordar desde técnicas de redação oficial até a parte pedagógica de como lidar com a comunidade escolar. 

O curso está dividido em módulos e acontece no horário da manhã, duas vezes por mês até novembro desse ano. Para a diretora geral do Antonino Freire, Gildete Milu, o trabalho desenvolvido por esse profissional é de extrema importância para que parte administrativa da escola funcione bem. "O secretário escolar é como o coração da escola", comparou Gildete. 


O diretor de formação do Centro, Sebastião Ferreira, lembrou que a formação adequada otimiza o trabalho e economiza recursos. "Isso representa melhoria na qualidade do serviço e economia de tempo, recursos humanos e financeiros. Enfim, facilita a racionalidade do serviço", disse Sebastião. O curso está sendo ministrado pelo diretor de formação Sebastião Ferreira, o gerente do núcleo gestor, Rogério Oliveira e as professoras Carla Valéria Melo e Franciane Sousa. 


Profissionais destacam importância da formação para melhoria do serviço prestado

Para os profissionais da área, a iniciativa agrega valor ao trabalho que desenvolvem por capacitá-los do ponto de vista técnico, pois a maioria não tem formação específica. "Depois de 17 anos trabalhando na educação infantil passei a atuar na secretaria escolar. Hoje vejo que temos muito a aprender e que estamos engatinhando em itens como as novas tecnologias", avalia Creuzelita Ferreira da Silva, da Escola Helena Aquino. 


De acordo com Gilzônia Cardoso, o curso é de fundamental importância para o desempenho do trabalho. "Aqui podemos conhecer melhor as técnicas administrativas e trocar experiência com outros profissionais da área", destacou a secretaria. Para Francisca Andrade, da Unidade Escolar Joel Ribeiro, o curso é uma oportunidade de aperfeiçoamento profissional. 

Já para o secretário escolar Cícero José Araújo o curso é muito válido por aperfeiçoar a formação da equipe para lidar com os conhecimentos na área da educação. "Já participei de vários cursos como, por exemplo, o Profuncionário e aqui estou atualizando meus conhecimentos na minha área de atuação específica", explica Cícero.