Alunos do Pronatec de Amarante colocam em prática ensinamento dos cursos

Os alunos do Pronatec do Colégio Estadual Polivalente, localizado em Amarante, estão se destacando devido à execução de projetos técnicos criados pelos professores de cursos como informática e administração, que são ministrados na instituição.

Dentre eles, no dia 15 deste mês, será promovida na câmara municipal, a abertura do projeto ?Integra?, no qual os alunos dos cursos de informática e administração irão fazer a manutenção de computadores da população. A mobilização deve acontecer em dois dias (15 e 16) e devem ser consertados cerca de cem computadores.

"Os alunos de informática irão dar todo o suporte a população, consertando, formatando e informado as proprietários as peças que precisam ser trocadas", conta a coordenadora pedagógica, Maria Inês. "Já os alunos de administração irão recepcionar a comunidade e organizar a entrega dos computadores".

O sucesso dos projetos é tanto que o índice de evasão dos cursos é mínimo, ao longo do curso. Os únicos registros de evasão são dos alunos do 3° ano que foram aprovados no Enem. As duas turmas hoje somam 58 alunos.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no País. Os alunos do Pronatec ainda recebem uma bolsa no valor de R$ 120 ao final do mês, para auxiliar no custeio de alimentação e transporte.