Professores de Português da rede estadual participam de curso de formação

Teve início nesta quinta-feira (02), no auditório do Centro de Formação Continuada dos Profissionais da Educação Antonino Freire, o curso de formação continuada para os professores de Português da Rede Estadual de Ensino com o tema "Leitura, gêneros literários e gêneros textuais na educação básica". O curso tem duração de 100 horas/a e será realizado todas as quintas pela manhã até o mês de outubro desse ano.

Para o professor Sidnei Moreno, da 4ª GRE, o curso de capacitação e aperfeiçoamento é de suma importância para a prática do professor. "A formação possibilita a trocar experiências e nos ajuda a reavaliar nossa prática pedagógica em sala de aula,por exemplo, o ponto central nesse primeiro encontro foi uma reflexão sobre como os colegas trabalham a prática de leitura em sala de aula", avalia.

A diretora geral do Centro de Formação Antonino Freire, Gildete Milu, participou da abertura do curso, destacando que a iniciativa faz parte de um projeto bem maior que é a formação continuada dos professores da rede pública estadual de ensino em todas as áreas do conhecimento. O curso está sendo ministrado pelas professoras Maria José Sales e Evana Araújo. "A iniciativa tem como meta preparar os alunos para uma leitura de mundo contextualizada", desataca Maria José Sales.

Para a professora Lidiane Gleice, que atualmente está trabalhando oficinas de leitura, o curso é de suma importância."Hoje o que se percebe é que há uma dificuldade de usar a internet em projetos de leitura, pois os alunos ficam muito presos às redes sociais e é um desafio para o professor fazer esse trabalho", relata a professora, que trabalha Unidade Escolar Solange Viana.

Segundo a professora Lindinalva Francisca de Sousa Rodrigues, do município de Demerval Lobão, o curso atende a uma necessidade do professor de sempre está inovando em sala de aula. "Hoje trabalhamos na era da informática e isso amplia muito os conhecimentos para os alunos. Com certeza ainda temos muito a melhorar, em itens como o acesso ao livro didático, por exemplo, e isso dificulta a leitura e o aprendizado, mas também temos avanços", explica.