Jovem de Futuro prioriza gestão por resultados

Para melhorar os resultados de aprendizagem da rede pública de ensino mais de 50 profissionais, entre Agente do Circuito de Gestão (ACG) e equipe da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), iniciaram nesta quarta-feira (1º), no hotel Blue Tree Rio Poty, mais uma Oficina de formação da ferramenta de gestão do projeto Jovem de Futuro.

A "Oficina de Protocolo de Reunião de Boas Práticas e Protocolo de Correção de Rotas" acontece até sexta-feira (03) na qual os ACG estão sendo instrumentados para conduzirem o processo de implantação da Sistemática de Monitoramento e Avaliação de Resultados (SMAR) nas escolas, bem como os dois processos que dão consequência às avaliações e reflexões executadas na SMAR: a reunião de boas práticas (RBP) e a correção de rotas.

Na formação, os profissionais que integram o Jovem de Futuro estão tendo contato com os instrumentos que orientam as ações da ferramenta de gestão.  As atividades estão sendo apresentadas por meio de dinâmicas e palestras.

O Jovem de Futuro tem por finalidade contribuir para a melhoria da qualidade do Ensino Médio por meio do aprimoramento da gestão escolar. E os profissionais envolvidos tem como principais atribuições: o planejamento, execução, monitoramento e a avaliação das ações que serão desenvolvidas na unidade escolar. A meta da Secretaria de Estado da Educação é que até 2017 todas as unidades estaduais de Ensino Médio sejam contempladas com o Jovem de Futuro. Neste primeiro momento, 138 escolas de todo o Estado participam das atividades.

"O Jovem de Futuro é uma das ferramentas que estamos desenvolvendo para melhorar a qualidade do Ensino Médio, para que os alunos possam aprender cada vez mais. O programa irá ajudar os gestores a construírem um processo de mudança, por meio da gestão . Acreditamos no potencial de transformação da gestão escolar. A escola precisa se tornar um indicador de futuro para a construção de esperança e dar aos jovens mais segurança e perspectivas. O aprimoramento da gestão escolar vai ampliar os resultados da aprendizagem",  destacou o agente de governança, Eduardo Castelo Branco.

Para a ACG Patricia Pinheiro, da 9ª GRE da Regional de Picos, a expectativa com a oficina é muito positiva. "O mundo mudou e a escola precisa acompanhar os desafios do nosso tempo para atingir os alunos. O Jovem de Futuro é uma ferramenta que vai impactar na escola e no aluno que é nosso foco principal. Com a oficina estamos tendo a oportunidade de aprender a usar instrumentos e tecnologias de apoio à gestão escolar e novas metodologias pedagógicas e isso vai nos ajudar muito", afirmou Patrícia.

Atualmente o Jovem de Futuro está presente no Pará, Ceará, Piauí e no Espírito Santo, após ter passado por outros estados do Brasil.