Abertas inscrições do Jovem Senador 2016

Estão abertas as inscrições para o Jovem Senador, um projeto anual que seleciona, por meio de um concurso de redação, 27 estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais, com idade até 19 anos, para vivenciarem o trabalho dos senadores.

Para participar, os alunos devem estar regularmente matriculados no ensino médio, nas modalidades: regular, ensino técnico integrado ou na educação de jovens e adultos, das escolas públicas estaduais. A organização do concurso veda a participação de estudantes que já tenham vencido o Concurso de Redação ou tenham sido Jovens Senadores.

Este ano os alunos desenvolverão redações dissertativo-argumentativas com o tema Esporte: Educação e Inclusão e com extensão de 20 a 30 linhas.

O projeto Jovem Senador estimula a reflexão sobre política, democracia e exercício da cidadania, provocando a reflexão sobre a importância da atuação individual e coletiva para a consolidação dos valores éticos que constroem uma nação.

Para a professora Márcia Reijane, coordenadora do programa na Seduc, "todos os alunos do ensino médio devem aproveitar essa oportunidade de vivenciar o papel do senador, sair dos seus municípios, conhecerem Brasília, interagir com estudantes de outros Estados", já para as escolas e professores, Márcia diz que "é importante fortalecer a leitura e escrita dentro da escola".

Serão selecionados, em processo de três etapas, 27 finalistas, um por unidade da Federação. Na primeira etapa, cada escola seleciona uma redação para representá-la e a encaminha à Secretaria de Estado da Educação (Seduc) até o dia 19 de agosto.  Na segunda etapa, a Seduc seleciona três redações, sem classificá-las, e as encaminha ao Senado Federal, juntamente com as fichas de inscrição devidamente preenchidas e as cópias dos documentos de identificação exigidos na ficha de inscrição.

E na terceira etapa (nacional), a comissão julgadora do Senado Federal avalia e julga as 81 redações e seleciona 27 finalistas, uma de cada unidade da Federação, classificando o primeiro, o segundo e o terceiro lugar nacionais.

O Piauí já conseguiu o 3º lugar

No ano de 2012, o estudante Rodrigo Brito Sá do 3º ano do Ensino Médio da Unidade Escolar José Alves Bezerra, em Monsenhor Hipólito, conquistou o 3º lugar na etapa nacional. Rodrigo desenvolveu a redação: "Meu município: uma peça no quebra-cabeça brasileiro".

"O programa foi uma experiência única na qual tive a oportunidade de vivenciar os deveres e responsabilidades dos senadores. Me senti muito feliz por estar representando meu Estado. Também conheci outras culturas através dos alunos de outros Estado que conseguiram a classificação final. Hoje, depois de concluir o ensino médio, fui selecionado para o curso técnico em radiologia pelo SisuTec e cumpro estágio curricular numa clínica particular na cidade de Picos, mas estou estudando para conquistar espaço no ensino superior", disse o estudante Rodrigo Brito Sá.

E com o exemplo de Rodrigo, em Monsenhor Hipólito a U.E. José Alves Bezerra está trabalhando o tema do Jovem Senador a todo vapor. Na escola, desde o início do ano, os alunos são divididos em oficinas de produção de redações. "O foco é o Enem, mas os professores de português aproveitam os horários de estudo, complementares as cargas horárias, para trabalharem os concursos nacionais. E os alunos ficam empolgados para participar, especialmente tendo o exemplo do Rodrigo", afirma Josefa Ilza, diretora da U.E. José Alves Bezerra.

A escola possui 300 alunos, somente no ensino médio, e todos estão participando de debates e seminários sobre o tema Esporte: Educação e Inclusão. "Percebemos uma competição sadia entre os estudantes. Todos querem ser o representante da escola e do Piauí para conseguir ir até Brasília disputar a etapa final", destaca a diretora Josefa Ilza.