Alunos da rede estadual começam disputas na 2ª etapa dos Jogos Escolares

A Unidade Escolar Monsenhor Raimundo Nonato Melo, localizada no bairro morada do sol, recebeu na manhã desta terça-feira (31), as escolas da 20° Gerência Regional para a abertura da segunda etapa dos Jogos Escolares Piauienses 2016, referente às escolas estaduais.

Cerca de 20 escolas da regional, referente à zona leste, participam da competição. Nesta etapa, alunos de 12 a 18 anos, disputam entre si em diversas modalidades esportivas como futsal (masculino e feminino, infantil e infanto) e volleyball (masculino e feminino).

Além da Escola Monsenhor Raimundo Nonato Melo, as escolas Dirceu Mendes Arco Verde e Escola Professor José Amável também irão se revezar como locais das competições. Só no dia de hoje, quatro jogos foram realizados na escola escolhida para a solenidade de abertura.

A importância do esporte na vida dos alunos e competidores fica evidente na fala de João Vitor, do 2° ano, que faz parte do time de futsal da escola e participou da solenidade de abertura.  "O esporte é de grande importância, pois ele tira os meninos e meninas da rua, eu sempre gostei de praticar esportes", afirma o jovem.

João Vitor ainda afirma que, além da diversão e da importância para o esporte, o dia de hoje também era visto com carinho pelos alunos da instituição por diferentes razões. "A quadra da nossa escola é nova e nós esperávamos por isso há muitos anos, então ter uma competição deste porte neste local é um momento muito especial", afirma.

A final da competição entre as escolas da 20° Gerência Regional deve acontecer na próxima segunda (6). Na próxima etapa já serão disputados os esportes individuais, como o judô, atletismo, caratê e xadrez.

Os Jogos

A primeira etapa, de interclasses, aconteceu dentro das 668 escolas da rede estadual de ensino e envolveu cerca de 152 mil alunos, que disputaram vagas nas modalidades coletivas (futsal, vôlei, basquete e handebol) e individuais (atletismo e xadrez), nas categorias infantil (de 06 a 14 anos) e infanto (de 15 a 17 anos), masculino e feminino.

Na segunda etapa, fase regional, cada GRE vai compor sua equipe com 45 atletas (3 equipes coletivas, 7 atletas do atletismo e mais 5 do xadrez). Já para as Gerências Regionais de Teresina a composição da delegação será diferenciada, essas GRE?s terão um representante de cada modalidade e categoria, no masculino e feminino.

Da etapa regional, que acontece nos municípios sede de cada GRE, serão selecionadas as delegações que disputarão os Jogos Escolares Piauienses (Jep?s) organizado pela Federação de Esportes Estudantis do Piauí (FUNDESPI) e que tem data prevista de lançamento da edição 2016 no dia 17 de junho.

16ª GRE definiu seus representantes

No último dia 24, a 16ª GRE definiu as equipes de futsal que vão disputar a fase estadual, Jep?s, que reúne estudantes-atletas de escolas públicas (municipais e estaduais) e escolas particulares do Piauí.

Das 22 escolas vinculadas à 16ª GRE, a U.E. Francisco Suassuna de Melo, da cidade de Pio IX, ficou com a vaga do Futsal Infantil Masculino. No Infanto Masculino o Colégio Estadual Francisca Pereira de Sousa Marques, de Fronteiras, garantiu a classificação. E no Infanto Feminino, as meninas da U.E. Nossa Senhora do Patrocínio, de Pio IX, estão entre as que vão disputar os Jep?s.