Liceu Piauiense recebe projeto Justiça Eleitoral e Cidadania


Os estudantes da 2ª Série do Ensino Médio do Colégio Estadual Zacarias de Góis (Liceu Piauiense) participaram, na última quarta-feira (25), no auditório da escola do Projeto Justiça Eleitoral e Cidadania, do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí.

O projeto visa um processo de aproximação com a sociedade civil organizada e a população, notadamente jovens estudantes, com o escopo de estimular o debate público a cerca de noções de cidadania. O objetivo é que os jovens discutam da importância do exercício do voto consciente até a efetivação de uma educação cidadã, perpassando a importância do combate às drogas e à violência, o respeito ao meio ambiente e sua sustentabilidade, o respeito às minorias, à prática desportiva aliada a identidade cultural, a emancipação social pela cultura, literatura e arte e, sobretudo, a prestação do serviço público eficiente como acesso à justiça.


Durante a atividade foi realizada uma palestra com o professor Carlos Moreira do Instituto Federal do Piauí (IFPI), que discutiu a questão do uso da energia elétrica com a temática Luz Baixa. Os alunos ainda assistiram a um vídeo e receberam um kit cidadania (informativo, cartilha do eleitor consciente, broche). 

Na oportunidade foi lançado ainda o Projeto ?A Constituição na sala de aula? que, segundo o professor de História Carlos Augusto, coordenador do Projeto, foi inspirado, pensando dentro do contexto de grande efervescência política, econômica e social porque passa o Brasil.

O projeto tem como objetivo incentivar e proporcionar aos estudantes o estudo e aprofundamento do texto constitucional com intuito de formar cidadãos mais conscientes, críticos e participativos em todo o processo histórico.

"Nesse cenário de grande polarização política, ideológica, acompanhando também a crise econômica e ética que vive nosso País, todos os brasileiros e, em especial os jovens devem acompanhar e analisar todos os desdobramentos dos fatos históricos baseados no texto constitucional", analisa o professor Carlos Augusto.