Seduc realiza 8ª Formação Continuada dos Educadores do Projovem Urbano

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por intermédio da Unidade de Ensino Técnico e Profissional (UETEP), realizou no último final de semana a 8ª Formação Continuada dos educadores do Programa Nacional de Inclusão de Jovens - PROJOVEM URBANO.

As formações acontecem mensalmente com o objetivo de aprofundar as questões norteadoras dos temas integradores das unidades formativas com base no Projeto Pedagógico Integrado.

As capacitações que reúnem cerca de 280 educadores acontecem de forma simultânea nos Polos de todo o Estado do Piauí e são ministradas Por um grupo de formadores que, por sua vez, participam de formações ofertadas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Em Teresina, a 8ª Formação Continuada foi realizada no Instituto de Educação Antonino Freire. Nos demais Polos, aconteceram nas escolas Estaduais ou Gerências Regionais de Educação.

Segundo a Coordenadora do Projovem Urbano/Seduc, Geusélia Gonçalves, as formações tem como finalidade desenvolver ações formativas perante os educadores do Programa, levando em conta os aspectos primordiais do processo de ensino aprendizagem vislumbrando a formação integral dos educandos.

Ainda sobre a formação, a diretora da UETEP, Adriana Moura, ressalta que o processo de Formação Continuada é de vital importância para o desenvolvimento do programa, permitindo que todos os envolvidos, sobretudo os educadores se apropriem como sujeito dos conhecimentos que eles mesmos geram, de modo a rever sua prática, atribuindo-lhes novos significados. "Este é um ponto determinante para o grande avanço de nossas atividades no Programa, sendo também uma orientação da Secretária de Educação, Rejane Dias, de estarmos sempre capacitando nossos educadores com o intuito de melhorar o processo de ensino aprendizagem e elevar sua autoestima", frisou Adriana.