Aluno do Liceu recebe Medalha de Mérito Nacional na OBR


Lucas Gabriel Carvalho Lima, aluno do 2º ano do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral (Cemti) Zacarias de Góis (Liceu Piauiense), foi agraciado com a Medalha de Mérito Nacional, que é uma medalha especial conferida pela Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) a alunos, professores e/ou escolas em situações especiais de distinção, tais como forte capacidade de superação, união, desempenho ou dedicação para com o ensino brasileiro.

Lucas participou, junto com 312 estudantes do Liceu Piauiense, da OBR 2015 e concorreu com mais de 90 mil estudantes inscritos, sendo classificado como um dos melhores da categoria por ter obtido o melhor desempenho dentre os alunos participantes da escola.

"Isso nos enche de orgulho e nos estimula a trabalhar, ainda mais, a prática da robótica com outros estudantes na escola", diz o professor de Física e coordenador do projeto de Robótica, Antonio Rodrigues.



Segundo ele, a partir do resultado conseguido por Lucas Gabriel ao ter logrado uma medalha de mérito nacional, a intenção é que os outros estudantes passem a se interessar mais pela temática e pela competição nacional. O objetivo para 2016 é que o Liceu Piauiense participe das duas modalidades da competição: teórica e prática (que envolve a construção de robôs seguindo requisitos estabelecidos pela organização).

"Para isso iremos preparar os alunos para o ensino da robótica, trabalhando em conteúdos transversais como matemática, português, inglês e conhecimentos gerais, o que exigirá dos participantes o máximo de raciocínio lógico", explica o professor.

Para a coordenadora da modalidade de tempo integral, professora Francisca Maria, esta é uma grande vitória por ser a participação nesta olimpíada. "Por se tratar de uma olimpíada que abrange todo o território nacional, o resultado dignifica ainda mais a conquista de nossos estudantes. Estamos todos muito orgulhosos deles. Este é caminho para uma educação de qualidade, incentivar nossos estudantes a mostrar do que eles são capazes", finaliza.



OBR

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que se utiliza da temática da robótica - tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens - para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

A OBR possui duas modalidades que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. Anualmente a OBR elabora e gere a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando essa temática. A OBR destina-se a todos os alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.