21ª GRE promove dia D de matrículas da EJA na região Sudeste

A 21ª Gerência Regional de Educação (GRE), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) irá promover o Dia D de matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Brasil Alfabetizado (Bralfa) para a região Sudeste.

O evento acontecerá na praça cultura do Dirceu I, a partir das 17h, nesta sexta-feira (22). Uma equipe da Regional estará à disposição da comunidade para a realização de pré-matrículas para pessoas acima de 15 anos que tenham abandonado os estudos e agora buscam uma nova chance.

A gerente da 21ª GRE, Walderice Rodrigues, conta que a meta é matricular pelo menos 100 pessoas nessa mobilização e posteriormente chegar a 500 alunos matriculados. "É importante ressaltar que essa mobilização é para chamar a atenção da sociedade para o fato de que muitas pessoas ainda são analfabetas e isso pode ser mudado a qualquer tempo", diz Walderice, lembrando que as escolas da rede estadual continuarão matriculando normalmente após o dia D.

Segundo a diretora da Unidade de Educação de Jovens e Adultos da Seduc, Conceição Andrade, as turmas de alfabetização de Jovens e Adultos (EJA) possuem 39 mil alunos matriculados na modalidade regular e a meta é matricular mais 20 mil alunos no ensino fundamental e médio.

"Pretendemos universalizar em todos os municípios, já estamos em 142 e a intenção é fechar nos 224 municípios", diz a diretora, acrescentando que para a matrícula é necessário os documentos pessoais e comprovante de residência. Será realizada ainda avaliação diagnóstica para identificar em quais séries os matriculados terão condição de iniciar as aulas.

Atualmente o Piauí possui cerca de 600 mil analfabetos absolutos e cerca de 800 mil analfabetos funcionais. O EJA possui três modalidades, nas quais os futuros alunos serão matriculados de acordo com suas necessidades: Analfabeto absoluto, Analfabeto funcional e ensino médio incompleto.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que nasceu da necessidade de oferecer uma melhor chance para pessoas que, por qualquer motivo, não concluíram o ensino fundamental e/ou o médio na idade apropriada.