Rede e-Tec deverá oferecer novos cursos em 2016



Os técnicos da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) que integram o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) e trabalham especificamente com as ações da Rede e-Tec Brasil, realizaram hoje (20) uma reunião técnica de trabalho para discutir a reestruturação do programa em todo o estado do Piauí.

A intenção da secretária de Estado de Educação, Rejane Dias, é garantir junto ao Ministério da Educação (MEC) uma oferta maior de educação profissional á distância com um novo modelo de execução sob a diretrizes do MEC, conforme a portaria 1.152/ dezembro de 2015.

De acordo com a Diretora da Unidade de Educação Técnica e Profissional (Uetep), Adriana Moura, esta nova roupagem proposta pela SEDUC sugere ao Ministério a implantação de novos cursos á distância, como: Técnico em Práticas Esportivas, Técnico em Energias Renováveis, Técnico em Educação Escolar Infantil, e Ensino dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos e outros.



Com isso existe ainda a previsão de mais de 5 mil vagas para os alunos que concluíram o ensino médio e desejam fazer um curso técnico à distância.

A Rede e-Tec Brasil tem a finalidade de desenvolver a educação profissional e tecnológica na modalidade de educação a distância, ampliando e democratizando a oferta e o acesso a educação profissional pública e gratuita no país.
 
O programa possui como principais objetivos, ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, gratuitos, em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios; ofertar os cursos técnicos de nível médio na modalidade à distância de forma subsequente; realizar formação inicial e continuada de trabalhadores egressos do ensino médio ou da educação de jovens e adultos. Sendo que os cursos Técnicos Nível Médio na Modalidade à Distância têm duração de 02 anos.