Seduc reúne gestores para planejar ano letivo de 2016

A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) realizou, na manhã desta quarta (20), no Diferencial Buffet, o primeiro Encontro de Gestores de 2016, com o objetivo de definir metas e ações para o ano letivo que inicia no próximo dia 15 de fevereiro.

O encontro articulado pela Seduc, por intermédio da Unidade de Planejamento, iniciou hoje com a apresentação das prioridades da área de ensino, englobando o ensino regular nos níveis fundamental e médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Profissional e Tecnológica, sistema de matrículas, sistema de acompanhamento de frequência e rendimento dos estudantes, entre outros. 

"Pensar metas e ações e construir o planejamento de 2016 contando com a participação de todos os gestores que compõem a Seduc é importante para todos caminhemos na mesma direção e assim possamos alcançar os indicadores que são almejados para o ensino na rede pública estadual de ensino", disse Sicília Amazonas, diretora da Unidade de Planejamento.

Presente na abertura do evento, a secretária de Estado da Educação destacou que 2016 será bem diferente de 2015, pois as principais dificuldades encontradas ao assumir a Seduc foram superadas. "Este ano, vamos iniciar da forma correta. Primeiro com o planejamento estratégico das nossas ações, pois temos metas a cumprir nos planos estadual e nacional de educação e um dos nossos carros chefe será a alfabetização de jovens e adultos como forma de disseminar o analfabetismo no Piauí", destacou Rejane Dias.

Segundo a secretária, recursos da ordem de R$ 24 milhões do Governo Federal foram destinados à ampliação das turmas de Educação de Jovens e Adultos em todos os municípios do Estado. Até 2015, apenas 148 cidades contavam com turmas de EJA e a partir deste ano esse nível de ensino será estendido para os 224 municípios. A meta é contribuir para a redução da taxa de analfabetismo no Piauí que hoje chega a 20,2% da população.

Outro ponto destacado pela secretária foi o reajuste do piso dos professores e a convocação de outros professores para compor o quadro de efetivos da Seduc. "Adianto que assim que as matrículas e lotação forem encerradas,  vamos conhecer a necessidade de convocação de novos professores e então sentaremos com o governador Wellington Dias e verificaremos a disponibilidade do Estado para que possamos ofertar a melhor educação na rede de ensino público do Piauí. Vamos também aproveitar para tratar do cumprimento do piso nacional dos professores. Antes disso, iremos sentar com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE) para chegarmos a um acordo e seguir a lei do peso", ressaltou Rejane Dias.

O Encontro de Gestores se estende até a sexta (22), período em que serão trabalhadas ainda a forma de gestão administrativa, financeira, estrutural e de pessoas, com oficinas sobre Gestão Democrática, Formação Inicial e Continuada dos Profissionais da Educação, Práticas Pedagógicas, Infraestrutura e Recursos Pedagógicos.