Seduc realiza Dia D para matrículas do EJA visando integração com cursos profissinalizantes

"Aprendi a botar meu nome, já tem umas palavras que já sei pronunciar direito. Quando me perguntaram se queria estudar eu disse: Se pudesse já estava lá. Agora eu faço meu nome e até cartinha já mandei para fora", fala orgulhoso o agricultor Antônio Francisco de Oliveira, 52 anos, que abandonou a escola para cuidar dos irmãos e trabalhar.

Antônio é mais um dos inscritos que participaram do "Dia D", como parte da campanha da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para a matrícula da Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizado nesta segunda-feira (18), na Praça Pedro II. A campanha tem como objetivo a mobilização de pessoas acima dos 15 anos que abandonaram os estudos e agora querem voltar às salas de aulas.

Segundo a secretária da Educação, Rejane Dias, a Seduc já está mobilizando as gêrencias regionais  e planejando a integração da campanha com cursos profissionalizantes.

"Iremos fazer campanha de mobilização em todo o Estado por meio de parcerias com sindicatos, igrejas e todas as entidades para que as pessoas se sintam motivadas, pois acima de 15 anos temos o analfabetismo funcional e o absoluto. Conseguimos liberar cerca de 24 milhões em recursos do governo federal e vamos investir na erradicação do analfabetismo no Piauí e, aliar a isso, a profissionalização, através da integração do Pronatec, rede FIC e o ProEja", destaca a secretária.

Atualmente o Piauí possui cerca de 600 mil analfabetos absolutos. O EJA possui três modalidades, nas quais os futuros alunos serão matriculados de acordo com suas necessidades: Analfabeto absoluto, Analfabeto funcional e ensino médio incompleto.

Professora do EJA no Centro Paroquial da Igreja do Parque Wall Ferraz, no bairro Santa Maria da Codipi, Antonia de Maria Cristina dos Santos, comemora o início da campanha. "É gratificante. É preciso ter paciência pela dificuldade, mas sabemos que eles têm condição de aprender e muitos alunos concluíram o ensino médio". A professora utiliza como formas de incentivo o uso de jogos, brincadeiras e até rótulos de produtos para facilitar a familiaridade com as palavras.

A campanha do Dia D da mobilização da EJA acontece em Teresina mobilizando as quatro regionais e nas cidades de Parnaíba, Picos e Floriano. Segundo a diretora da Unidade de Educação de Jovens e Adultos da Seduc, Conceição Andrade, a meta é alcançar todo o Estado.

"Mais de 1,8 milhões de pessoas alfabetizadas fora da sala de aula.  As turmas de alfabetização de Jovens e Adultos (EJA) possuem 39 mil alunos matriculados na modalidade regular e a meta é matricular mais 20 mil alunos no ensino fundamental e médio, assim universalizar em todo o município, já estamos em 142 e a intenção é fechar nos 224 municípios", finaliza.

A gerente acrescenta ainda que para a matrícula é necessário os documentos pessoais e comprovante de residência. Será realizada ainda avaliação diagnóstica para identificar em quais séries os matriculados terão condição de iniciar as aulas.

A Seduc realizará ainda o projeto Olhar Bem, parceria com o Ministério da Saúde, que irá identifica problemas visuais em jovens e adultos a fim de que os mesmos não larguem os estudos por conta deste problema.