Parque Brasil ganha segunda escola militar do Piauí

A rede estadual de ensino vai ganhar uma nova escola militar, a Unidade Escolar José Pereira da Silva, localizada no Parque Brasil II. Na escola, a disciplina e respeito serão fundamentos constantemente passados aos alunos e à comunidade escolar, além disso ela vai promover a cidadania e civismo. Com ela, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) fecha duas escolas neste regime. A Escola Estadual de Educação de Tempo Integral Governador Dirceu Mendes Arcoverde foi a primeira escola militar no Piauí e possui 14 salas de aula para atender a 500 alunos do ensino médio e 100 alunos do ensino profissionalizante. Ela funciona no novo regime desde agosto de 2015. 

A diretora da unidade José Pereira da Silva, Capitã Ana Lúcia, conta que a adaptação para o novo regime vai ser feito calmamente com os alunos, uma vez que a escola já funcionava normalmente antes da adaptação para escola militar. A mudança definitiva terá seu inicio no segundo semestre. "Essa mudança não pode ser feita rapidamente, mas já tivemos várias reuniões e os professores e alunos estão bem animados. Tivemos uma boa recepção a essa mudança", afirma.

Na nova administração, os estudantes serão cobrados pelo cumprimento dos horários, realização das tarefas, pelo tratamento cordial e respeitoso aos professores, aos colegas, servidores e diretores, além da higiene e organização. Os professores serão civis e a base das disciplinas será adequada aos parâmetros curriculares adotados pelo Ministério da Educação. Porém, os alunos terão aulas voltadas para temas como cidadania e disciplina, por exemplo.

Para quem tiver interesse em estudar na escola, as matrículas estão abertas. Estão sendo ofertadas 266 vagas para alunos do 8° e 9° ano do ensino fundamental e para o todo o ensino médio, sendo que os alunos do ensino médio poderão optar pelo ensino médio técnico, no qual os estudantes poderão fazer curso de informática ou administração. As matrículas podem ser feitas da maneira convencional ou no site da Secretaria de Estado da Educação, por meio do por meio do endereço eletrônico www.seduc.pi.gov.br/matriculaonline.