Pelotão escolar evita vandalismo no Liceu Piauiense



Na tarde desta quinta-feira, 07, a guarnição do Pelotão Escolar da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) que faz a ronda no Centro de Ensino Médio e Profissional de Tempo Integral (Cempti) Zacarias de Góis (Liceu Piauiense), evitou ataque de vândalos na unidade.



De acordo com comandante da Companhia Independente de Policiamento Escolar (Cipe) da PM-PI, major Marcos Vinícius, a ocorrência aconteceu por volta das 15h, quando a guarnição que faz a ronda diariamente nas mediações do Liceu identificou a ação dos adolescentes. "Com os jovens foram apreendidos vários alicates e tintas de spray que seriam usados para pichar o prédio e para efetuar roubo de aparelhos de ar-condicionados da unidade", relata Marcos Vinícius.



O Major acrescentou ainda, que hoje o policiamento ostensivo e preventivo está abrangendo escolas distintas localizadas nas quatro zonas da Capital. "Nossa pretensão, este ano, além do policiamento preventivo, será estendermos nossas palestras nas escolas, aumentando assim a mediação de conflitos no ambiente escolar", enfatiza.

Diariamente, os policiais utilizam carros e motocicletas para fazer rondas nos turnos manhã, tarde e noite como forma de manter dentro da normalidade as aulas nos colégios, garantindo a segurança de professores e estudantes.

O comandante resultou que para o início do ano letivo nas escolas da rede estadual, policiais militares do Pelotão Escolar irão realizar a operação Volta às Aulas com Segurança, que tem como intuito promover a segurança das crianças e educadores, além da comunidade local.
 
Segundo o major serão intensificadas também as abordagens policiais em pontos de ônibus de todos os bairros da Capital. "Haverá um aumento no número de agentes e viaturas trafegando próximo aos pontos de ônibus. A população escolar visualizará melhor a polícia, inibindo assim a ação dos infratores", finaliza.