Seduc e Instituto Unibanco promovem Seminário sobre Gestão Escolar

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Instituto Unibanco, por meio do Programa Jovem de Futuro, realizarão, na sexta-feira (18), o Seminário Estadual de Gestão Escolar para Resultados de Aprendizagem, no Hotel Grand Arrey, em Teresina.

O evento, que reunirá 225 profissionais, entre diretores de escolas de Ensino Médio, coordenadores e supervisores das Gerências Regionais de Educação, além de técnicos da Seduc, tem por objetivo promover a discussão sobre o papel da gestão escolar para a melhoria da qualidade da educação pública.

A Secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, fará a abertura do seminário, às 9h e, em seguida, o Superintendente Executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, falará sobre "Gestão escolar para resultados de aprendizagem: direitos, autonomia e equidade".

"O Programa Jovem de Futuro tem contribuído de forma inestimável. Temos a meta de elevar a nota geral do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Piauí até o ano de 2017 e, com o apoio do Instituto Unibanco, implementando esse sistema de gestão voltado para o ensino-aprendizagem, vamos chegar lá", ressalta a secretária Rejane Dias.

O evento ainda contará com a participação do professor Alexsandro Santos, doutor em História da Educação pela Universidade de São Paulo e da gerente de implementação de Projetos do Instituto Unibanco, Maju Azevedo. À tarde, os participantes farão discussões em grupos para aprofundar a reflexão e apropriação do conteúdo formativo sobre gestão escolar.

"Acreditamos que a gestão escolar voltada para a melhoria dos resultados de aprendizagem dos estudantes é fundamental para que a escola pública seja mais democrática, participativa e contribua para a redução das desigualdades", diz Ricardo Henriques, do Instituto Unibanco.

O seminário faz parte do processo formativo dos gestores das escolas participantes do Projeto Jovem de Futuro, iniciativa do Instituto Unibanco, implementado em parceria com a Seduc desde 2012. O Jovem de Futuro é uma tecnologia educacional, criada em 2007, para o aprimoramento contínuo da gestão escolar orientada para resultados de aprendizagem dos estudantes.

18/12/2015

8h30 - Credenciamento
9h00 - Abertura do Encontro
Rejane Dias - Secretária de Estado da Educação
9h30 - Gestão escolar para resultados de aprendizagem: direitos, autonomia e equidade.
Ricardo Henriques - Superintendente do Instituto Unibanco
10h30 - Intervalo
10h45 - Autonomia e gestão escolar para resultados
Alexsandro do Nascimento Santos - Doutor em História da Educação pela USP