Seduc e parceiros realizam aula inaugural do Curso Técnico de Energia Renovável em Parnaíba

A Secretaria de Estado da Educação  (SEDUC), em  parceria  com o Instituto Federal do Piauí (IFPI), a Ômega Energia Renovável S.A  e Delta dos Ventos Energia S.A estão  ofertando para o alunos de Parnaíba e municípios vizinhos o Curso Técnico em Sistemas de Energias Renováveis, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A aula inaugural do curso aconteceu nesta segunda-feira (14), no auditório do IFPI, campus de Parnaíba, com a presença dos alunos, professores  e representantes de todos os parceiros envolvidos.

O curso tem como principal objetivo formar mão de obra qualificada para energia renovável, um dos setores mais promissores do Nordeste que receberá dezenas de bilhões de reais de investimentos nos próximos anos. O curso habilitará profissionais para atuarem na implantação e operação de parques eólicos e outras fontes renováveis no Piauí e em toda  região nordestina, fomentando a geração de emprego e renda, e o conhecimento científico local.

Estão sendo ofertadas 80 vagas, sendo duas turmas de 40 alunos e duração de 1.200 horas, divididas em 4 módulos.  Os alunos receberão um Bolsa Formação Estudante  - Pronatec,  o IFPI  está disponibilizando as salas de aula para a realização do curso e a  Ômega investirá nos laboratórios  práticos, dentro do campus, com softwares específicos e, também disponibilizará seus  próprios parques eólicos para  aprendizagem na prática, além de estágios para os alunos com melhor desempenho.

Segundo a Coordenadora Geral  do  Pronatec,  Adriana Moura,  isso só está sendo possível  devido a iniciativa inovadora  do governador Welington Dias e da secretária de educação, Rejane Dias, que não mediram esforços em formar esta parceria, governo estadual, federal e empresa privada,  para levar até o Ministério de Educação (MEC) para aprovação e  viabilização do curso  por meio do Pronatec.

Logo depois da solenidade de aula inaugural com a presença dos parceiros,   os alunos  já iniciaram o curso com  primeira aula de conteúdos teóricos. Na oportunidade o aluno Fabrício  da Costa  disse estar se sentindo uma pessoa privilegiada por estar fazendo um curso tão importante. "Eu tenho certeza que esse curso só vai me fazer crescer", disse ele.

Já para a aluna Joice Galvão, essa é uma oportunidade única, pois agora ela pode  ter as melhores perspectivas  nesta nova etapa de sua vida. "Vou estudar muito para ter um bom desempenho e ser escolhida para o estágio na empresa Ômega", falou ela.