4ª GRE realiza culminância do Projeto Lei Maria da Penha nas escolas

A 4° Gerência Regional de Educação (GRE) realizou nesta terça-feira (15), no Theatro 4 de Setembro, a culminância do projeto Lei Maria da Penha nas escolas. O projeto tem como objetivo diminuir os elevados índices de violência contra a mulher por meio da abordagem em sala de aula e é uma parceira entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Ministério Público Estadual.

"Essa culminância vem sendo planejada desde agosto e está sendo muito gratificante perceber que os nossos alunos estão bem envolvidos na causa. O projeto veio realmente para acrescentar nas escolas", afirma a coordenadora de ensino e aprendizagem da 4ª GRE, Gildete Milu.

No evento, os alunos da Unidade Escolar Tenente Araújo, João Clímaco, Barão de Gurgueia, Colégio Liceu Piauiense e Escola Municipal Antônio Dílson Fernandes apresentaram a temática por meio de dramatizações, danças, apresentações musicais e curta metragens.

O aluno Paulo Sousa, do Colégio Liceu, foi um dos participantes do curta "O caminho da Rosa", um dos vídeos apresentado pela primeira vez fora do ambiente escolar. "Nós nos sentimos orgulhosos, pois passamos por várias situações até vermos o nosso trabalho pronto. É muito gratificante ver outras pessoas assistindo e elogiando", conta.

O promotor de Justiça, Francisco de Jesus, reforça o quanto é importante o retorno da aplicação do projeto nas escolas. "Com o projeto começamos a perceber que os jovens já buscam a igualdade de gênero e essa é a intenção do Ministério Público, transformar as gerações por meio da educação para que possamos vencer a cultura machista", disse.