Escola de Altos desenvolve projeto de Direitos Humanos

A Unidade Escolar Mario Raulino, localizada na cidade de Altos, está desenvolvendo junto a seus alunos o projeto "Educação em Direitos Humanos". Este projeto faz parte de um conjunto de ações que a escola está implementando com o objetivo de imprimir os valores dos direitos humanos na comunidade escolar em busca de um mundo melhor cheio de paz e justiça social.

O projeto vem sendo trabalhado na escola desde 2014, quando a escola planejou e apresentou para a comunidade a primeira exposição intitulada "O conhecimento integrado dos Direitos Humanos e suas violações". De acordo com o professor Raimundo Sousa, "este foi o primeiro passo dado para iniciar e levar ao ambiente escolar as questões relacionadas com os direitos humanos".

A exposição foi um sucesso e, dando continuidade ao projeto em 2015, durante os meses de maio a agosto, foi planejado e desenvolvido o "Primeiro Ciclo de Palestras e Oficinas de Direitos Humanos e escola: desafios e perspectivas".

Para a terceira e última etapa do projeto, a ser apresentada em 2016, a escola está organizando o "Curso de Educação em Direitos Humanos: Teoria e Prática", que será ministrado por professores da U. E. Mario Raulino e os participantes serão certificados pela organização não governamental Youth for Human Rights International, que tem dado suporte técnico com material pedagógico para o evento.

"Um curso como este vai ajudar a nossa comunidade de estudantes e professores a repensar e orientar-se de acordo com os princípios que estão por trás da educação em direitos humanos. Acreditamos firmemente que o caminho para alcançar um mundo melhor, cheio de justiça e paz, tem início em pequenos lugares como a nossa escola", acredita o professor Raimundo.

O curso será disponibilizado para 120 alunos do Ensino Médio da escola, em três módulos de 60h/aulas, sempre às terças e quintas, distribuídos em 6 turmas, com duração de 2h/aulas diárias para cada turma.

A Unidade Escolar Mario Raulino atende cerca de 800 alunos, distribuídos em três níveis e modalidades de ensino: Ensino Fundamental (6º ao 9º anos) manhã e tarde; Ensino Médio (primeiro ao terceiro ano), manhã, tarde e noite e Educação de Jovens e Adultos (EJA) (IV e V etapas) no turno da noite.