Videoconferência com 120 municipios discute base nacional comum

Cerca de 120 municípios do Piauí participaram de videoconferência organizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) na tarde dessa quinta-feira (10), através dos polos de transmissão do Canal Educação, na sede da TV Antares.

O objetivo da iniciativa foi realizar o debate da base nacional comum curricular com professores, diretores e gerentes regionais para serem esclarecidas as dúvidas em relação ao acesso no site do Ministério da Educação (MEC) para as contribuições e propostas para a formação da base comum na educação.

No "Dia D" da base curricular, a secretária Rejane Dias, compareceu a videoconferência convidando todos a participarem e entrarem no sistema do MEC para dar suas colaborações.

"A base nacional é muito importante, pois é uma forma de melhorar o conteúdo das disciplinas ministradas e fazer com que a escola se torne mais atrativa para que se possa diminuir a evasão escolar. Temos ainda algumas etapas a percorrer até o dia 15 de dezembro, data que termina a consulta pública do MEC em todos os estados com a participação escolar e toda sociedade", explica a secretária.

Participaram da videoconferência Carlos Alberto Silva, Superintendente de Ensino Superior da SEDUC, o diretor do Programa Canal Educação, Ellen Gera Moura, e a Gerente de Formação de Professores da SEDUC, Maria José Sales.

Base Nacional Comum Curricular

Entre 25 de setembro e 15 de dezembro, o MEC está recebendo contribuições para o novo currículo disponível para consulta pública. A proposta final deverá ser entregue até abril ao Conselho Nacional de Educação e foi desenvolvida por determinação do Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece metas, diretrizes e estratégias para a educação brasileira.

A Base Nacional Comum Curricular vai funcionar como uma cartilha para determinar o que todos os estudantes brasileiros têm direito e devem aprender durante o ensino público e esclarecendo quais são os elementos fundamentais que precisam ser ensinados nas áreas da Matemática, das Linguagens e das Ciências da Natureza e Humanas.

O currículo terá 60% de conteúdos comuns para a Educação Básica do ensino público e do privado. Os 40% restantes serão determinados regionalmente, considerando as escolhas de cada sistema educacional.

Para maiores informações ou para tirar dúvidas consulte o endereço no Piauí da Base Nacional Comum: bnccpi@gmail.com.