Alunos de Secretaria Escolar e Biblioteconomia participam de oficinas

O Centro de Formação Antonino Freire realizou nesta quarta (02), o I Encontro de Formação Continuada para os alunos dos cursos técnicos de Secretaria Escolar e Biblioteconomia da instituição. A iniciativa visa proporcionar a formação continuada provocando reflexão sobre as ações desenvolvidas pelos técnicos nos espaços educativos onde vão atuar.

Uma das oficinas teve como tema o ?Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ambiente Escolar? que tratou da evolução das tecnologias da informação e comunicação e a necessidade de domínio dos recursos tecnológicos no ambiente escolar. A oficina foi ministrada pelos professores Clayton Ferreira das Neves e Lafayette Carvalho.

?A proposta dessa oficina é fazer com que as pessoas que trabalham na escola possam ter um domínio, um contato maior com a tecnologia que já está presente na própria escola com o uso de equipamentos eletrônicos como data show, computador, som. Mostrar para eles que essa questão da tecnologia não é um bicho de sete cabeças que pode ser manuseada por todos e que pode ser utilizada de forma a contribuir com o processo educacional?, explicou o professor Clayton Neves.

Para a professora Lafayete o desafio do professor é mostrar para o aluno que é possível ele se adaptarem as novas tecnologias. ?Eles tem uma certa inquietação desde a montagem dos equipamentos até adaptação para os novos equipamentos que vão surgindo . No mundo contemporâneo as tecnologias vão mudando e é necessário essa adaptação para que eles não tenham medo do novo? , disse Lafaiet.

O tema das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação também foi tratado na oficina denominada ?Redação Técnica e Informática? ministrada pelo professor Sérgio Teixeira e Maria do Carmo. ?Abordamos a importância da redação oficial e o impacto das tecnologias na comunicação no processo de comunicação oficial?, destacou o professor Sergio.

Para os alunos que participaram das oficinas, a iniciativa foi muito positiva. Para Rosivânia Fernandes do curso de Secretaria Escolar a importância da oficina está, sobretudo, em proporcionar aos participantes a oportunidade de atividade prática indo além da teoria. ?Aqui a gente teve a oportunidade de fazer o manuseio de equipamentos como o data show?, avalia. Para Gilmar do Nascimento do curso de Secretaria Escolar a oficina foi positiva, especialmente, por fazer um retrospecto de como era e como está evoluindo as novas tecnologias da comunicação.

Também foram realizadas outras oficinas temáticas: ?Técnicas de conservação e reparos de acervo bibliográfico?, ?A identidade do Tecnólogo ? Secretaria Escolar? e ?O espaço da biblioteca e a arte de contar histórias?, com as professoras Leidimar Silva, Hilda Mendes, Margarida Miranda e Conceição Silva.

Um dos momentos altos do encontro foi a palestra de encerramento que teve como tema ?Motivação para o trabalho técnico?, na qual a professora Socorro Cavalcante, falou sobre a importância de acreditar e trabalhar para conquista de suas metas e apresentou relatos práticos de pessoas que perseveraram para a conquista de suas metas.